University extension: contributions of thematic lectures in the training process of Chemistry teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15954

Keywords:

Lectures, Teacher training, University extension, Graduation in Chemistry

Abstract

This work has as objective developing activities with Chemistry undergraduates, having in sight the approach with other social sectors, as well as other academic spaces, having in sight some comprehension of the responsibility and social commitment of their profession The organizing team constituted on six students of the Chemistry course, being done the survey of interests of the undergraduates, by mean of an online form. Semi-
structured interviews were also realized with the lecturing teachers and the students who attended the lectures. Furthermore, the corpus of the analysis also integrated the reports by the students who realized the activity. The results indicated the macro theme of more interest by the undergraduates was "science, technology and innovation" (24%), while the macro theme "globalization processes and international politics" (0%) did not catch the interest of the undergraduates. From this point, were organized eight lectures, in person and remotely.

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Author Biographies

Kelly Batista de AZEVEDO, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2011). Possui experiência em Engenharia Civil na área de fiscalização, planejamento e execução de obras de infraestrutura viária. Atualmente está realizando uma graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui experiência nos programas de iniciação à docência (PIBID) e residência pedagógica (RP).

Aline Samara Lima de JESUS, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas.

Ted Wilson Pereira de OLIVEIRA, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de graduação do curso de Bahcarelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Paula Raquel da Rocha SOARES, Universidade Federal do Amazonas

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Marcel Bruno Pereira BRAGA, Universidade Federal do Amazonas

Professor no Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Doutor em Ensino das Ciências (Ramo do Ensino da Física) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Capes: conceito 6), Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA-2010), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2000). O campo de investigação concentra-se na: Ensino Experimental; Ensino por Investigação; Mudança Conceitual; Currículo; Competências científicas e docentes; Análise de Livros Didáticos (LDs) de Física; Psicometria moderna (Teoria da Resposta ao Item e Teoria Clássica dos Testes), em geral, dentro da temática da Termodinâmica.

Paulo Rogério da Costa COUCEIRO, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor associado em Físico-Química, do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas. Tem ampla experiência administrativa e acadêmica, como Chefe de Departamento, Coordenador de Graduação em Química, Coordenador de Pós-Graduação em Química e Coordenador Geral do PARFOR/CAPES. Na pesquisa atua na área de Físico-Química.

Sidilene Aquino de FARIAS, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel e Licenciada em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que desenvolveu pesquisa sobre a Formação Inicial de Professores de Química. Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Ciências, aprendizagem no ensino de Ciências, motivação da aprendizagem, materiais didáticos e experimentação no ensino.

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Published

2023-08-17

How to Cite

AZEVEDO, K. B. de, JESUS, A. S. L. de, OLIVEIRA, T. W. P. de, SOARES, P. R. da R., BRAGA, M. B. P., COUCEIRO, P. R. da C., & FARIAS, S. A. de. (2023). University extension: contributions of thematic lectures in the training process of Chemistry teachers. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15954

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Artigos