Construindo pontes: a construção de pontes de palito de picolé no ensino básico como incentivo à inserção no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16236

Palavras-chave:

Inserção no ensino superior, Engenharia Pública, Ponte de palito, Educação

Resumo

É de suma importância incentivar os alunos de escolas públicas a conhecerem e continuarem os estudos no ensino superior, visto que muitos deles, ao concluírem o ensino básico, sentem-se desmotivados ou incertos sobre a continuação de sua educação. Desta forma, o projeto de extensão Construindo Pontes da Universidade Federal de Viçosa realizou um concurso de pontes de palito de picolé, em conjunto com as escolas públicas da cidade de Viçosa — MG. Aulas expositivas expuseram pontos básicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além de orientações para a construção das pontes. Ao final do concurso, foi realizada a cerimônia de rompimento das pontes e discussão das possíveis causas dos rompimentos e formas de se aumentar a eficiência das pontes. Foi possível promover a extensão entre o conhecimento adquirido pelos alunos da UFV com os estudantes do ensino básico de Viçosa, possibilitando troca de saberes e acesso a um novo mundo de perspectivas e oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, José Ayron Lira dos; GUIMARÃES, Ricardo Lima. Elaboração e validação do jogo do palito no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, 28 ago. 2017.

AYER, Steven K.; MACHT, Fretchen A.; LEICHT, Robert M.; NEMBHARD, David A. Teams assessing teams: how assessment is affected by team member personality traits. Construction Research Congress 2014: Proceedings. p. 349-358, 2014. DOI https://doi.org/10.1061/9780784413517.036.

BOURDIEU, Pierre. L’école conservatrice: les inégalités devant l’école et devant la culture. Revue Française de Sociologie, vol. 7, no. 3, p. 325-347, 1966.

FERREIRA, Paula Barreto; SURIANO, Maria Lúcia Fernandez; DOMENICO, Edvane Birelo Lopes de. Contribuição da extensão universitária na formação de graduandos em enfermagem. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 3, p. 31–49, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURTADO, Dária Maria Paiva; FONTENELES, Marcelle Naeli do Nascimento; SOUZA, Nilciany Oliveira de; SOUSA, Maria Stela Gomes de; ARAGÃO, Ana Clara; OLIVEIRA, Eliany Nazaré. Ações de extensão no contexto escolar: promovendo saúde mental para jovens do ensino médio. Revista ELO – Diálogos em Extensão, v. 12, p. 1–14, 2023.

GROSSI, Maria Gorett Ribeiro. O lúdico na aprendizagem de alunos de cursos técnicos, graduação e mestrado: relatos de experiências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1689–1709, 2017.

LAPERRIÈRRE, Hélène. Inovação metodológica – experimentando da educação libertadora em saúde. Saúde & Transformação Social, v. 1, n. 1, p. 28–34, 2010.

LIMA, Francisco Renato; MELO, Raimunda Alves; FRANÇA, Jilton Vitorino de. Fracasso escolar no ensino médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores. Revista ELO – Diálogos em Extensão, v. 11, p. 1–20, 2022.

MARRIEL, Nadja Biondine; LADEIRA, Luiz Carlos Maia; ARAÚJO, Renan dos Santos; SILVA, Janaina da; MARTINS, Ana Luiza Pereira; TAVARES, Mara Garcia. O lúdico no ensino de biologia celular: possibilidades no ensino superior. Revista ELO – Diálogos em Extensão, v. 10, p. 1–11, 2021.

MENDONÇA, Thiago Neves. Geometria para as crianças em tempos de matemática moderna em Minas Gerais: analisando novas fontes. Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 8, p. 222–243, 2019.

MIRANDA, R. J. P. C.; DOMINGUES, P.; ZAMBONI, L. M.; SALAMANI, J. C. The role of experimental stress analysis at graduation and post graduation courses - a brazilian case. Applied Mechanics and Materials, v. 24–25, p. 424–432, 2010.

MONTEIRO JUNIOR, Adhemar de Carvalho; CORTEZ, Ângelo José Costa; SILVA, Paulo César Santos Ribeiro da; PRADO, Pedro Henrique Colman; SANTOS, Ramon Oliveira Borges dos; ALMEIDA, Bruno Vital de. Planejamento e construção: ponte de palitos. II Simpósio Internacional de Projetos em Engenharia e em Tecnologia, January, 2021.

MORAES, Matheus Henrique Morato de; FREITAS, João Eduardo Sousa de; MORAES, Diogo Henrique Morato de; FREIRE JUNIOR, Juarez Francisco; SILVA, Wellington Andrade da; GONÇALVES FILHO, Geraldo Magela. Procedimento de análise experimental e numérica de uma ponte executada com palitos de picolé. In: Química: Debate entre a Vida Moderna e o Meio Ambiente 2. [s.l.] Atena Editora, 2021.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.), v. II, p. 15–33, 2015.

OCAMPO, Daniel Morin; SANTOS, Marcelli Evans Telles dos; FOLMER, Vanderlei. A interdisciplinaridade no ensino é possível? Prós e contras na perspectiva de professores de matemática. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 30, n. 56, p. 1014–1030, 2016.

RAMOS, Rayssa Gaspar; SILVA, Verônika Aryelle Guimarães da; DOURADO, Clara Ramos; CONCEIÇÃO, Jadson de Souza. Com a matemática construímos pontes e não barreiras. Revista Educação Pública, v. 20, nº 34, p. 1–6, 2020.

SILVA, Daniel Baptista da; PONTES, Cintia Miranda; PEREIRA, Cláudio Alves. Do lixo à sala de aula: a transformação de materiais reciclados em jogos didáticos para uso nos processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 146–159, 2020.

SRINIVASA, Pai P.; CHIPLUNKAR, Niranjan C.; SHRINIVASA RAO, B. R. Project based learning (PBL): issues faced by faculty for its effective implementation. Journal of Engineering Education Transformations, volume 31, nº 3, p. 9-16, 2018.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

SOUZA, A. M. de, CARREIRA, I. M. B. B., ADAMS, Érika, OLIVEIRA , K. P., CAPANEMA, A. M., LIMA, M. P., MENDES, B. C., PEDROTI, L. G., & CARVALHO, J. M. F. de. (2023). Construindo pontes: a construção de pontes de palito de picolé no ensino básico como incentivo à inserção no ensino superior. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16236

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)