Mapeando caminhos possíveis: base de dados dos serviços públicos e público-privados de São Paulo na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic/PUC-SP
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16298Palavras-chave:
Formação profissional, Aperfeiçoamento extensionista, Gestão de serviços, Banco de dadosResumo
O projeto nasceu a partir da demanda historicamente posta ao serviço social da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC-SP para atualização, ampliação e disponibilização de informações referentes às áreas de assistência, saúde, educação, cultura/lazer, esporte, habitação e transporte. O objetivo foi garantir um acesso amplo e facilitado à rede de serviços públicos e público-privados por meio do desenvolvimento de um banco de dados, de modo a contemplar, com a maior qualidade possível, as demandas de setores PUC-SP que atendem a comunidade, bem como de alunos, professores e funcionários. Para tanto, foram atualizadas as informações existentes, modelado e populado um banco de dados e desenvolvido um aplicativo, chamado MACAP, que disponibiliza de forma rápida informações cujos dados foram pesquisados e levantados durante a implementação do projeto.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Renata; SIQUEIRA, Sean. Vamos ampliar nossa visão sobre sistemas de informação? SBC Horizontes. Junho 2023. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/06/vamos-ampliarnossa-visao-sobre-sistemas-de-informacao/. Acesso em 05 set. 2023.
CAVALCANTE, Rita; PRÉDES, Rosa. Tecnologias da informação e da comunicação, políticas sociais e o trabalho de assistentes sociais. Revista Serv. Social e Sociedade, n. 144, p. 110-118, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/JW9dK5Qt5wX4tVM8rnxDDVJ/#. Acesso em 31 ago. 2023.
CLÍNICA PSICOLÓGICAANA MARIA POPPOVIC. A clínica. (2023a). Disponível em: https:// www.pucsp.br/clinica/. Acesso em 04 set. 2023.
______. Triagem. (2023b). Disponível em: https://www.pucsp.br/clinica/servicos-alunos/triageml.html. Acesso em 04 set. 2023.
RICO, Elizabeth Melo, DEGENSZAJN, Raquel Raichelis (orgs). Gestão social: uma questão em debate. Educ. IEE, PUC-SP, São Paulo, 1999.
RICO, Elizabeth Melo; PADULA, Roberto Sanches. Mapeando caminhos possíveis: construção de base de dados com o uso das tecnologias de informação a partir do reconhecimento dos serviços públicos e públicoprivados do município de São Paulo. Relatório Acadêmico da pesquisa de extensão (PIPEXT). São Paulo: PUC-SP, 2021.
TRIGO, Ruth Yamada Lopes. Viver no mundo VUCA: o impacto da tecnologia e da inteligência artificial nos relacionamentos interpessoais dos trabalhadoresinCRUZ, Myrt Thânia de Souza, Org.; Barros Neto, João Pinheiro de, Org. Impactos da inteligência artificial na gestão de pessoas – São Paulo: Tikibooks, 2020.186p.; p.33-45.
VELOSO, Renato. Serviço social, trabalho e tecnologia da informação. Revista em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea, n. 27, p 71-90, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.