Mapeando caminhos possíveis: base de dados dos serviços públicos e público-privados de São Paulo na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic/PUC-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16298

Palavras-chave:

Formação profissional, Aperfeiçoamento extensionista, Gestão de serviços, Banco de dados

Resumo

O projeto nasceu a partir da demanda historicamente posta ao serviço social da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC-SP para atualização, ampliação e disponibilização de informações referentes às áreas de assistência, saúde, educação, cultura/lazer, esporte, habitação e transporte.  O objetivo foi garantir um acesso amplo e facilitado à rede de serviços públicos e público-privados por meio do desenvolvimento de um banco de dados, de modo a contemplar, com a maior qualidade possível, as demandas de setores PUC-SP que atendem a comunidade, bem como de alunos, professores e funcionários. Para tanto, foram atualizadas as informações existentes, modelado e populado um banco de dados e desenvolvido um aplicativo, chamado MACAP, que disponibiliza de forma rápida informações cujos dados foram pesquisados e levantados durante a implementação do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Renata; SIQUEIRA, Sean. Vamos ampliar nossa visão sobre sistemas de informação? SBC Horizontes. Junho 2023. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/06/vamos-ampliarnossa-visao-sobre-sistemas-de-informacao/. Acesso em 05 set. 2023.

CAVALCANTE, Rita; PRÉDES, Rosa. Tecnologias da informação e da comunicação, políticas sociais e o trabalho de assistentes sociais. Revista Serv. Social e Sociedade, n. 144, p. 110-118, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/JW9dK5Qt5wX4tVM8rnxDDVJ/#. Acesso em 31 ago. 2023.

CLÍNICA PSICOLÓGICAANA MARIA POPPOVIC. A clínica. (2023a). Disponível em: https:// www.pucsp.br/clinica/. Acesso em 04 set. 2023.

______. Triagem. (2023b). Disponível em: https://www.pucsp.br/clinica/servicos-alunos/triageml.html. Acesso em 04 set. 2023.

RICO, Elizabeth Melo, DEGENSZAJN, Raquel Raichelis (orgs). Gestão social: uma questão em debate. Educ. IEE, PUC-SP, São Paulo, 1999.

RICO, Elizabeth Melo; PADULA, Roberto Sanches. Mapeando caminhos possíveis: construção de base de dados com o uso das tecnologias de informação a partir do reconhecimento dos serviços públicos e públicoprivados do município de São Paulo. Relatório Acadêmico da pesquisa de extensão (PIPEXT). São Paulo: PUC-SP, 2021.

TRIGO, Ruth Yamada Lopes. Viver no mundo VUCA: o impacto da tecnologia e da inteligência artificial nos relacionamentos interpessoais dos trabalhadoresinCRUZ, Myrt Thânia de Souza, Org.; Barros Neto, João Pinheiro de, Org. Impactos da inteligência artificial na gestão de pessoas – São Paulo: Tikibooks, 2020.186p.; p.33-45.

VELOSO, Renato. Serviço social, trabalho e tecnologia da informação. Revista em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea, n. 27, p 71-90, 2011.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

PADULA, R., & RICO, E. de M. (2023). Mapeando caminhos possíveis: base de dados dos serviços públicos e público-privados de São Paulo na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic/PUC-SP. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16298

Edição

Seção

Relatos de Experiência