Extensão universitária como oportunidade para favorecer o ensino de ciências em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16366

Palavras-chave:

Fundamentos da ciência, Metodologia interativa, Tecnologia da informação e comunicação

Resumo

A extensão universitária é uma função social da Universidade que estabelece espaços dialógicos junto à comunidade externa. Neste sentido, as escolas públicas são ambientes favoráveis aos diálogos que exploram as indagações no contexto de uma sociedade mutável. Assim, este artigo revela os resultados de uma experiência de extensão com escolas públicas. A metodologia foi interativa para o exercício científico, por meio de experimentos básicos subsidiados por tecnologias da informação e o Método Survey foi utilizado para pesquisa de opiniões sobre diferentes temas. A maioria dos participantes foram selecionados a partir da amostragem “bola de neve”. Os resultados revelaram o entusiasmo dos estudantes no aprendizado do uso de tecnologias, bem como do pensar científico através da sua elaboração e aplicação. A análise da satisfação com as atividades realizadas, a maioria dos participantes (14 dos 16) preferiram àquelas atividades relacionadas ao uso do Google Drive e seus aplicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketelen Maria Cardoso dos SANTOS

Universidade Federal do Sul da Bahia

Lyvia Julienne Sousa REGO, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia

Referências

ALVES, Gabriela Santos; MENDES, Karolyne. Arte e enfrentamento à violência contra mulher no espaço urbano de Vitória/ES: O documentário Riscadas. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 1, n. 3, 2018.

ALMEIDA, Raimunda Moraes Firme. Dificuldades de leitura e escrita no ensino médio: uma análise do ensino da língua portuguesa no colégio Paulo Américo de Oliveira, Ilhéus - Bahia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7, 2021, Maceió. Anais [...] Maceió. https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV151_MD1_SA115_ID8526_29082021175218.pdf. Acesso em 09 jul. 2022.

BENEDETTI FILHO, Edemar; FERNANDES, Calebe Pereira; MONZAMBANI, Bruno Alvarenga; SANTOS JÚNIOR, João Batista dos; CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins. PIBID: Um canal de extensão universitária para o ensino de ciências. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 8, n. 2, p. 100-112, 2014.

CERQUEIRA, Daniel Ricardo de Castro; COELHO, Danilo Santa Cruz. Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da saúde. Brasília, DF: IPEA, 2014.

CHAVES, Rosana Cléia de Carvalho; RIZZATTI, Ivanise Maria Rizzatti; NASCIMENTO, Noelson Freitas. A percepção dos estudantes sobre a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v. 5, n. 3, p. 72-81, 2019.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

GALVÃO, Ianne. Mapa da violência contra mulheres negras: reflexões sobre racismo e gênero na sociedade brasileira. Revista de Direito, v. 13, n. 02, p. 01-17, 2021.

G1 Notícias Bahia. Familiares e amigos de dentista morta após atropelamento protestam no sul da BA: ‘foi assassinada brutalmente’, diz mãe. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/06/15/familiares-eamigos-de-dentista-morta-apos-atropelamento-protestam-no-sul-da-ba.ghtml. Acesso em 09 jul. 2022.

GEORG, Priscilla Cristina; LIMA, Creuzeli Aparecida Soares de; BEGO, Eva; PAGANI, Jackson José. Pesquisas e o ensino de ciências: contribuições e dificuldades no ensino fundamental. In: VII Congresso Nacional de Educação, 2020, Maceió. Anais [...] Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID7463_25092020195250.pdf. Acesso em 09 jul. 2022.

LEÃO, Renata Sá; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. A educação em astronomia na era digital e a BNCC: convergências e articulações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 30, p. 115-131, 2020.

LIMA, Tamires Feitosa; MACENA, Raimunda Hermelinda Maia; MOTA, Rosa Maria Salani. Acidentes automobilísticos no Brasil em 2017: estudo ecológico dos anos de vida perdidos por incapacidade. Saúde em Debate, v. 43, p. 1159-1167, 2020.

LINS, Liliane; OLIVEIRA, Mayala Moura Valença de; CATTONY, Ana Carolina Esteves; BATISTA, Carla Reale; SCHMITZ, Patrícia Dias; PEIXOTO, André Luiz; CARACAS, Thaís de Lira. Extensão universitária e inclusão social de estudantes do ensino médio público. Trabalho, Educação e Saúde, v. 12, n. 3, p. 679-694, 2014.

MASSAÚ, Guilherme Camargo; ROSA, Rosana Gomes da. Acidentes de trânsito e direito à saúde: prevenção de vidas e economia pública. Revista de Direito Sanitário, v. 17, n. 2, p. 30-47, 2016.

MIRANDA, Ramila Diniz; MACEDO, Antonia Rafaela Gonçalves; GUEDES, Ana Célia Barbosa; CASTRO, Netanias Mateus de Souza; PAUMGARTTEN, Arllen Élida Aguiar; MENDONÇA, Raoani Cruz; QUADROS, Manoel Luciano Aviz de; OLIVEIRA, Luã Caldas de; MOREAU, Julia Siqueira; SILVA, Fabricio Nilo Lima da. Pesca e aquicultura: técnicas de educação ambiental no ensino fundamental no Marajó (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 3, p. 410-425, 2020.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ - MPPR. ESTATÍSTICAS – Estupro bate recorde e maioria das vítimas são meninas de até 13 anos. CAOP da Criança e do Adolescente e da Educação, 09 mar. 2020. Disponível em: https://site.mppr.mp.br/crianca/Noticia/ESTATISTICAS-Estupro-bate-recorde-e-maioria-dasvitimas-sao-meninas-de-ate-13-anos. Acesso em: 7 jun. 2020.

MORAIS, José Rodolfo. Dispositivos para travessia urbana de pedestres em rodovias federais: um estudo de caso na BR-210/AP. 84 f. (Curso de Especialização - Operações Rodoviárias). Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

MOTA, Janine da Silva. Utilização do Google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 371-373, 2019.

NASCIMENTO, Cynthia Wanessa Souza; OLIVEIRA, Dilliani Feliep Barros. Ferramentas Google aplicadas ao ensino. Revista Tecnologias na Educação, v. 23, p. 1-9, 2017.

PEREIRA, Lara Batista Ferreira; ALMEIDA, Daniele Sousa de; SANTOS, Alex Mota dos; LEITE, Poliana de Sousa; RORIZ JUNIOR, Marcos Paulino; CARVALHO, Fernanda Santana; GALO, Nadya Regina. Educação para o trânsito no ensino básico. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), 33. 2019, Camboriú. Anais [...] Disponível em: http://www.anpet.org.br/anais/documentos/2019v1.1/Trafego%20Urbano%20e%20 Rodoviario/Comunicacoes%20Tecnicas/8_733_CT.pdf. Acesso em 07 jul. 2022.

PESSOA, Patricia dos Santos; ANDRADE, Márcia Siqueira. Práticas de leitura e desempenho na escrita de alunos do ensino médio. Perspectiva, v. 38, n. 1, p. 1-18, 2020.

RAMOS, Patrícia Cavalcanti. Pesquisa em educação: o método Survey. (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, 47 f., 2011.

REIS, Gabriela Lígia; SOUZA, Luis Fernando Freire; BARROSO, Márcio Falcão Santos; PEREIRA, Eduardo Bento; NEPOMUCENO, Erivelton Geraldo; AMARAL, Gleison Fransoares. A relevância da integração entre universidades e escolas: um estudo de caso de atividades extensionistas em robótica educacional voltadas para rede pública de ensino. Interfaces, v. 2, n. 3, p. 52-76, 2014.

SANTOS, Fábio Andrade; OLIVEIRA, Rivaldo Araújo; GALVÃO, Luzia Cristina de Melo Santos. A percepção dos alunos com relação a utilização de recursos tecnológicos no ensino de biologia. In: Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC, n. 7, 2016, Aracajú. Anais [...]. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3313/1241. Acesso em 09 jul. 2022.

SANTOS, Alex dos; CARVALHO, Fernanda Santana; PEREIRA, Lara Batista Ferreira; BASÍLIO, Débora Batista; PEREIRA, Bruno dos Santos. Ensino de ciências a partir da extensão universitária: experiência em engenharia de tráfego. Experiência - Revista Científica de Extensão, v. 7, p. 41-54, 2021.

SANTOS, Alex Mota; SOARES, Daniel de Oliveira. Geotecnologias na rede: experiência de extensão universitária através de uma rede social. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 9, n. 1, p. 114-141, 2021.

SANTOS, Alex Mota; FRANCO, Thalyta Ferreira; FARIAS, Thiago de Souza Santana; SOUZA, Deise Luiza Lúcio de.Aprender fazendo cartografias: relatos de experiência através da extensão universitária. Revista Conexão UEPG, v. 16, p. 1-13, 2020.

SANTOS, Alex Mota dos. Curricularização da extensão universitária: relato de uma experiência num curso de engenharia de transportes. Revista Extensão & Cidadania, v. 9, n. 16, p. 136-152, 2021.

SANTOS JUNIOR, Alcides Leão. A extensão universitária e os entre-laços dos saberes. 248 f. (Tese) - Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia, 2013.

SILVA, Iêda Tanan; FREIXO, Alessandra Alexandre. Ensino de botânica e classificação biológica em uma escola família agrícola: diálogo de saberes no campo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, p. 1-24, 2020.

SOUSA, João Paulo Batista de; FREITAS, John Heberty de; FELIPE, Jordana Alves; BORGES, Lorena Furtado; SANTOS, Alex Mota dos; GALO, Nadya Regina. Trânsito e educação: relato de uma experiência no ensino fundamental, no município de Aparecida de Goiânia, Goiás. CATAVENTOS - Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta, v. 12, n. 1, p. 37-53, 2020.

SOUZA, Genivalda Pereira. Influência da leitura no aprimoramento da escrita no ensino médio. 38 f. (Especialização em fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB. A UFSB. Apresentação. 2013a. Disponível em: https://ufsb.edu.br/a-ufsb/apresentacao-ufsb. Acesso em 17 jul. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB. Carta de Fundação e Estatuto. 2013b. Disponível em: https://ufsb.edu.br/wp-content/uploads/2015/06/Carta-e-Estatuto.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022.

VITAL, Larissa Campos. Ludicidade e construção do conhecimento no ensino de Ciências: análise de publicações. 2021. 63 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

SANTOS, A. M., SANTOS, K. M. C. dos, REGO, L. J. S., RIBEIRO, A., RUDKE, A. P., MOTA, G. C., & SILVA, C. F. A. da. (2023). Extensão universitária como oportunidade para favorecer o ensino de ciências em escolas públicas. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16366

Edição

Seção

Artigos