Extensão universitária como oportunidade para favorecer o ensino de ciências em escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16366Palavras-chave:
Fundamentos da ciência, Metodologia interativa, Tecnologia da informação e comunicaçãoResumo
A extensão universitária é uma função social da Universidade que estabelece espaços dialógicos junto à comunidade externa. Neste sentido, as escolas públicas são ambientes favoráveis aos diálogos que exploram as indagações no contexto de uma sociedade mutável. Assim, este artigo revela os resultados de uma experiência de extensão com escolas públicas. A metodologia foi interativa para o exercício científico, por meio de experimentos básicos subsidiados por tecnologias da informação e o Método Survey foi utilizado para pesquisa de opiniões sobre diferentes temas. A maioria dos participantes foram selecionados a partir da amostragem “bola de neve”. Os resultados revelaram o entusiasmo dos estudantes no aprendizado do uso de tecnologias, bem como do pensar científico através da sua elaboração e aplicação. A análise da satisfação com as atividades realizadas, a maioria dos participantes (14 dos 16) preferiram àquelas atividades relacionadas ao uso do Google Drive e seus aplicativos.
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