Dissecação e a percepção de estudantes de medicina sobre a importância da anatomia comparada na integração básico-clínica e do ensino e extensão
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16447Palavras-chave:
Anatomia cardíaca, Anatomia comparada, Dissecação, Metodologia ativaResumo
A anatomia é considerada um dos conteúdos mais importantes na formação médica, imprescindível para compreender a fisiologia do corpo e a fisiopatologia das doenças. Sendo assim, a anatomia comparada, por meio de dissecação de órgãos de animais é essencial para desenvolvimento do raciocínio clínico. Esse trabalho relata um evento de dissecação, realizado por de uma liga acadêmica do curso de medicina, para o estudo comparativo anatômico. Os estudantes foram divididos em grupos que tiveram e não tiveram anatomia topográfica do tórax e após a dissecação foram submetidos a um questionário e 100% dos alunos relataram que a dissecação do coração contribui para um maior entendimento e que a prática de dissecação, mesmo por meio da anatomia comparada, auxilia na compreensão das estruturas e da fisiologia cardíaca. Essa forma de ensino diminui as lacunas de aprendizado que ocorrem devido a desassociação teórico-prática da disciplina e falta de peças humanas no acervo das universidades.
Downloads
Referências
BRENNA, Connor T. A. Bygone theatres of events: A history of human anatomy and dissection. The Anatomical Record, v. 305, n. 4, p. 788–802, 2022. Disponível em: http://Rochaetal2021-Mtodosalternativosparaoensinodaanatomiahumana-revisosistematizada.pdf. Acesso em: 2 jun. 2023.
COELHO, Ricardo. Lições de anatomia: do corpo eterno à eternidade do corpo. ARS (São Paulo) [Internet], v. 18, n. 39, p. 75–103, 2020. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.166452
GUSMÃO, Sebastião Silva. História da medicina: evolução e importância. Sociedade Brasileira da História da Medicina, 2004. Disponível em: https://www.sbhmhistoriadamedicina.com/copia-primeira-intervencao-neurocir-8. Acesso em: 5 jun. 2023.
LEMOS, Viviane Wosniak. Anatomia comparada do coração de mamíferos domésticos aplicada ao ensino. Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11036. Acesso em: 4 jun. 2023.
MASSARI, Catia Helena de Almeida Lima; SILVA, Adriano Ferreira da; SASAHARA, Tais Harumi de Castro; MIGLINO, Maria Angélica. Anatomia comparativa: contribuições da arte para o ensino-aprendizagem na medicina. Diversitates, v. 13, n. 2, p. C01-C18, 2021. DOI https://doi.org/10.53357/ZKJX9427. Acesso em: 06 jun. 2023.
PEREIRA, Fabiana Freitas; SILVA, Lucas Henrique Gomes e; SANTOS, Joicy Souza; SUGAHARA, Carolina; SILVA, Letícia de Souza; LEITÃO, Silvia Graciela Ruginsk; SILVA, Robson Eugênio da; SOARES, Evelise Aline. Aprendendo e ensinando a anatomia renal por meio da dissecação: relato de experiência da LANEF UNIFAL-MG. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. e32111435977, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35977. Acesso em: 3 jun. 2023.
PINTO, Gabriel dos Reis; SANTOS, Paula Camelo de Almeida; TOLEDO, Bárbara Bianca Melo; BACCARO, Gabriel Ferro; RIBEIRO, Isadora Furlan; SOARES, Evelise Aline. Desvendando a anatomia cardíaca por meio da dissecação: relato de experiência da LADHAS UNIFAL-MG. Revista Extensão & Cidadania, v. 9, n. 16, p.153–165, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/9110. Acesso em: 3 jun. 2023.
ROCHA, Diego Pires; SILVA, Kleiton Giliarde Almeida da; MONTENEGRO, Iracema Hermes Pires de Mélo; SCHWINGEL, Paulo Adriano. Métodos alternativos para o ensino da anatomia humana: revisão sistematizada. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e370101623641, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23641. Acesso em: 2 jun. 2023.
STÜLP, Camille Bertha; MANSUR, Samira Schultz. O estudo de Claudio Galeno como fonte de conhecimento da anatomia humana. Khronos, Dossiê "Desafios Contemporâneos", n. 7, p. 153–169, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/khronos/article/view/159295. Acesso em: 5 jun. 2023.
TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. Anatomia, ensino e entretenimento. In: Os nervos e os ossos do ofício: uma análise etnológica da aula de anatomia. Editora UNESP: p. 23–37, 2014. Disponível em: https://books.scielo.org/id/2s7y9. Acesso em: 4 jun. 2023.
TUBBS, R. Shane; SHOJA, Mohammadali M.; LOUKAS, Marios; AGUTTER, Paul. History of anatomy: an international perspective. 1ª published, 2019. Publicado por Wiley Blackwell. ISBN 1118524373, 9781118524374.
UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - História da Anatomia. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/vida-no-campus/doacao-de-corpos/museu-de-anatomia/historia-da-anatomia. Acesso em: 2 jun. 2023.
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. Programa de doação de corpos da UNISC. Disponível em: https://www.unisc.br/site/pdc/#:~:text=Outras%20informa%C3%A7%C3%B5es%20importantes%3A%201%20Na%20universidade%2C%20o%20corpo,qualquer%20momento%20voc%C3%AA%20poder%C3%A1%20desistir%20da%20doa%C3%A7%C3%A3o.%20. Acesso em: 2 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.