Treinamento de suporte básico de vida: uma capacitação aos professores e funcionários da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17299Palavras-chave:
Suporte básico de vida, Treinamento, Primeiros socorros, Ensino infantilResumo
Este trabalho tem como propósito descrever a experiência vivenciada por estudantes da graduação de medicina na capacitação de professores do ensino infantil para o primeiro atendimento em relação a acidentes em ambiente escolar e munir esses profissionais de instrumentos para reduzir a cultura da hospitalização e os gastos públicos desnecessários. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva do tipo relato de experiência, acerca da capacitação de Suporte Básico de Vida ministrada pelos discentes do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras de Eunápolis e direcionada para os funcionários da educação infantil do município de Eunápolis. As experiências realizadas pelos discentes tiveram uma aceitação positiva por parte dos professores e funcionários da escola, porém, ainda é desafiadora, uma vez que, o emprego efetivo dentro das escolas, principalmente públicas, requer interesse e investimento do poder público vigente.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de; GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André; LOPES, Cesar Augusto de Azevedo; FERREIRA, Jocelly de Araújo; PINTO, Maria Benegelania; SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. Salvando vidas: avaliando o conhecimento de adolescentes de uma escola pública sobre primeiros socorros. Revista de Enfermagem UFPE on line., Recife, v.9, n.1, p.32-38, 2015.
ANDRADE, Joanna Farias. Educação de suporte básico de vida para leigos: revisão integrativa da literatura. Univ. Fed. Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Porto Alegre: 2018.
BRASIL.Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Lei Lucas. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, col. 1, 04 fora.
BRASIL. Ministério da Saúde. Desospitalização: reflexões para o cuidado em saúde e atuação multiprofissional. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
BRITO, Jackeline Gonçalves; OLIVEIRA, Inês Pereira de; GODOY, Christine Baccarat de; FRANÇA, Ana Paula dos Santos Jesus Marques. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. REBEN Revista Brasileira de Enfermagem., v. 73, n. 2, 2020.
COELHO, J. P. S. L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.8, n.1, p. 1- 4, 2015.
OLIVEIRA JÚNIOR, Miguel A.; SILVA JÚNIOR, Carlos Jaime da; TOLEDO, Elizandra Maria de. O Conhecimento em Pronto-Socorrismo de Professores da Rede Municipal de Ensino do Ciclo I de Cruzeiro-SP. Educação, Cultura e Comunicação, v. 4, n. 7, p. 39-47, 2013.
PEREIRA, Karine Chaves; PAULINO, Janice Rosa; SALTARELLI, Rafaela Magalhães Fernandes; CARVALHO, Alessandra Montezano de Paula; SANTOS, Rhavena Barbosa dos; SILVEIRA, Thaizy Valânia Lopes; TEIXEIRA, Bárbara de Sá Menezes. A construção de
conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros por parte do público leigo. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, vol. 5, nº 1, p. 1478-1485, 2015.
PEREIRA, Janaina. A importância dos primeiros socorros para profissionais da educação: Uma revisão integrativa. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
RUMOR, Pamela Camila Fernandes; HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schulter Buss; SOUZA, Jeane Barros de; MANFRINI, Gisele Cristina; SOUZA, Janaina Medeiros de. Programa Saúde na Escola: potencialidades e limites da articulação intersetorial para
promoção da saúde infantil. Saúde em Debate, v. 46, n. especial, p. 116-128, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.