Nutrição + Vida: projeto de extensão em educação alimentar e nutricional para a pessoa idosa
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17850Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, Envelhecimento saudável, Pessoa idosa, Alimentação saudávelResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar experiências de Educação Alimentar e Nutricional, realizadas com pessoas idosas, em um Projeto de Extensão. As atividades foram desenvolvidas durante 13 semanas, presencialmente. As principais temáticas abordadas foram: Guia alimentar para a população brasileira; Rotulagem de alimentos; Macro e micronutrientes; Alimentação saudável para a pessoa idosa; Aproveitamento integral dos alimentos e armazenamento; Leite; Alimentos dietéticos. A constatação de ampla diversidade de dúvidas e expressivo interesse sobre hábitos alimentares associados com a saúde pontua a importância de estratégias de Educação Alimentar e Nutricional. Ainda, diante de ambiente acolhedor, de confiança sobre informações técnicas/científicas e o vínculo entre os participantes e a equipe foram essenciais para a adesão ao longo das semanas. Por fim, a Extensão Universitária, além de atender a comunidade, possibilita um processo de aprendizagem ativo aos acadêmicos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais da saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Princípios e práticas para Educação Alimentar e Nutricional. Brasília, DF: MDS, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da pessoa idosa. Brasil, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2023: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2023. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2023.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Década do envelhecimento saudável 2020-2030. OPAS, 2020.
RECH, Gabriella Thaís; WERNER, Marina; BRUM, Ana Paula Scherer de; BALESTRIN, Marina Gasser Baretta. Reeducação alimentar com os acadêmicos de pós-graduação da Universidade da Terceira Idade (Uniti). Revista Científica Saúde e Tecnologia, [Jundiaí], v. 3, n. 2, p. 1-11, 2023.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano. São Paulo: SBAN, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.