A monitoria como colaboradora no processo de formação médica
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17987Palavras-chave:
Monitoria, Medicina, Ensino-aprendizagemResumo
As universidades, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Medicina, têm a responsabilidade de oferecer abordagens que integrem ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o conhecimento científico dos estudantes e aproximando-os da prática profissional. Nesse contexto, a monitoria acadêmica surge como uma metodologia ativa, configurando-se como uma importante estratégia de extensão. Este relato de experiência descreve as contribuições da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem durante a graduação em Medicina, a partir das vivências obtidas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no semestre de 2023.1. A experiência permitiu observar como o programa de monitoria pode contribuir para o aperfeiçoamento acadêmico, ao oferecer recursos que promovem maior confiança, precisão e interesse pela carreira docente.
Downloads
Referências
BACKES, Dirce Stein; GRANDO, Maristel Kasper; GRACIOLI, Michelle da Silva Araújo; PEREIRA, Adriana Dall ‘asta; COLOMÉ, Juliana Silveira; GEHLEN, Maria Helena. Vivência teórico-prática inovadora no ensino de enfermagem. Escola Anna Nery, v. 16, n. 3, p. 597-602, 2012.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [s.l.], v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
HAAG, Guadalupe Scarparo; KOLLING, Vanessa; SILVA, Elisete; MELO, Silvana Cláudia Bastos; PINHEIRO, Monalisa. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 61, n. 2, p. 215-20, 2008.
SANTOS, Irailde Ferreira; GABRIEL, Mariana; MELLO, Tatiana Ribeiro de Campos. Sistema Único de Saúde: marcos históricos e legais dessa política pública de saúde no brasil. Revista Humanidades & Inovação, [s.l.], v. 7, n. 20, 2020.
SILVA, Ana Karoline Alves; FERREIRA, Maria Luiza Santos; OLIVEIRA, Maria Jeny Sousa; SILVA, João Paulo Xavier; SACHADO, Lucas Dias Soares; XAVIER, Samyra Paula Lustoza. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual In Derme, [s.l.], v. 95, n. 33, 2021.
SILVEIRA, Eduardo Donato; OLIVEIRA, Mércia Capistrano. A importância da monitoria no processo de formação acadêmica: um relato de experiência. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 3, n. 1, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.