As tecnologias da informação e comunicação e o lúdico associado ao processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18374Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Jogos lúdicos, Tecnologia da informação e comunicação, Sala de jogosResumo
O trabalho focou na utilização do ChemSketch® para a criação de jogos educativos em Química, destinados principalmente a alunos do Ensino Médio. Os objetivos abrangeram a capacitação no uso do software, o desenvolvimento de jogos como memória e quiz e a divulgação através de redes sociais. O público-alvo consistiu em aproximadamente 38 discentes/docentes participantes dos jogos e em torno de 200 seguidores na página quimicagame. Teve-se resultados favoráveis em relação à Sala de Jogos, podendo ser observado através de questionário aplicado aos docentes/discentes, que acharam ótimo em relação à aplicação da teoria e conceito do assunto, a troca de informação e a relação entre professor-aluno, aprendizado do aluno relacionada ao conteúdo de química e interação dos alunos-alunos. Ademais, docentes e discentes não mudariam a Sala de Jogos, gostariam que na sua escola também tivesse uma, e apenas 10 conheciam a página do Instagram. Ao final, observou-se uma dinâmica incentivadora, de motivação e aprendizado.
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