As tecnologias da informação e comunicação e o lúdico associado ao processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18374

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Jogos lúdicos, Tecnologia da informação e comunicação, Sala de jogos

Resumo

O trabalho focou na utilização do ChemSketch® para a criação de jogos educativos em Química, destinados principalmente a alunos do Ensino Médio. Os objetivos abrangeram a capacitação no uso do software, o desenvolvimento de jogos como memória e quiz e a divulgação através de redes sociais. O público-alvo consistiu em aproximadamente 38 discentes/docentes participantes dos jogos e em torno de 200 seguidores na página quimicagame. Teve-se resultados favoráveis em relação à Sala de Jogos, podendo ser observado através de questionário aplicado aos docentes/discentes, que acharam ótimo em relação à aplicação da teoria e conceito do assunto, a troca de informação e a relação entre professor-aluno, aprendizado do aluno relacionada ao conteúdo de química e interação dos alunos-alunos. Ademais, docentes e discentes não mudariam a Sala de Jogos, gostariam que na sua escola também tivesse uma, e apenas 10 conheciam a página do Instagram. Ao final, observou-se uma dinâmica incentivadora, de motivação e aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Franciane Silva; OLIVEIRA, Patrícia Batista de; REIS, Deyse Almeida dos. A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. Research, Society and Development, [s.l.], v. 10, n. 4, p. 1-9, 2021.

ALMEIDA, Lúcia Maria; TORRES, Carina Ioná de Oliveira.; SEIXAS, Narita Renata de Melo; SANTOS, Daniela Bezerra; SILVA, Clécio Danilo Dias. A importância das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem em ciências. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, [s.l.], v. 13, n. 2, p. 54-71, 2023.

BATISTA, Gerliane da Costa.; LIMA, Aurineide Ribeiro; CRISOSTOMO, Luiz Cláudio da Silva.; MARINHO, Marcia Machado; MARINHO, Emmanuel Silva. Softwares para o ensino de química: Chemskech® um poderoso recurso didático. Neo-Faccat, [s.l.], v. 5, n. 1, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 20 dez. 1996.

CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues da; MOTA, Maria Danielle Araújo; BARGUIL, Paulo Meireles. Didactic games in teaching and learning Science and Biology: teaching concepts and practices. Research, Society and Development, [s.l.], v. 9, n. 5, p. 1-26, 2020.

CRUZ, Dulce Márcia. Jogar, analisar, criar jogos e refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, [s.l.], v. 30, n. 64, p. 158-180, 2021.

CUNHA, Marcia Borin. Jogos no Ensino de Química. Química Nova na Escola, [s.l.], v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

FAGUNDES, Arthur Henrique Alvarenga; BITENCOURT, Heriberto Rodrigues; PINHEIRO, José Ciríaco; ALMEIDO, Ossalin; FARIAS, Rômulo Augusto Feio; SILVA, Karina Sousa. Tics no ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 9, p. 91327- 91338, 2021.

FERREIRA, Adiel Soares; NETO, Epitácio Marinho dos Santos; NASCIMENTO, Leticia Maria Oliveira do Nascimento; ALEXANDRE, Maria Daiza de Souza; NASCIMENTO, Raphael Fonseca; Entertainment tools for pedagogical intermediation applied to teaching chemistry. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 12421-12430, 2022.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, [s.l.], v. 6, p. 46-63, 1995.

GARCIA, Lílian Fialho Costa; NASCIMENTO, Patrícia Maria Pereira. O jogo didático no ensino de ciências: uma análise do jogo “descobrindo o corpo humano”. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-11.

GOI, Mara Elisângela Jappe; ELLENSOHN, Ricardo Machado. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-8.

MAGALHAES, Letícia F.; ALVES, Rafael B.; CUNHA, Letícia R. C.; ROCHA, Leonardo A.; SCHIAVON, Marco A. Elaboração de um método lúdico para o ensino de química: um jogo baseado em células solares sensibilizadas por corante. Química Nova, [s.l.], v. 46, p. 1015-1022, 2023.

MESSEDER NETO, Hélio da Silva. O jogo é a excalibur para o ensino de ciências? Apontamentos para pensar o lúdico no ensino de conceitos e na formação do professor. Actio: Docência em Ciências, [s.l.], v. 4, n. 3, p. 77- 91, 2019.

OLIVEIRA, Rayane Erika Galeno; VIEIRA, Thalita Brenda dos Santos; CARVALHO, Thaís Alves; SOUSA, Raiane de Brito; CARVALHO, Rubens Bruno Fonseca. Jogos didáticos no Ensino de Química: Desenvolvimento e Aplicação em turmas da 1 série do ensino médio em Cocal, Piauí. Revista Ciências & Ideias, [s.l.], v. 12, n. 3, p. 79-90, 2021.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Revisão integrativa. Sanare, [s.l.], v. 15, p. 145-153, 2016.

PINTO, Lucas Quevedo; PAIS, Ana Clara Vilas Boas; NÓBILE, Fábio Henrique Moscardini; GABRIEL, Gabriela Martins; SODERO, Joyce Pereira Takatsuka. Discovering the Elements: the elaboration of didactic games as an alternative teaching. Brazilian Journal of Development, Curitiba, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 2247-2253, 2021.

REIS, Deyse Almeida dos; VIEIRA JÚNIOR, Nilton. Games as a science teaching strategy to address basic sanitation Los juegos como estrategia de enseñanza de ciencias para abordar el saneamiento básico. Research, Society and Development, [s.l.], v. 9 n. 12. p. 2525-3409, 2019.

SANTOS, Sandra Larissa Freitas; LIMA, Cleiton Aquino; ALVES, Hérick Hebert da Silva; BARROS, Karla Bruna Nogueira Torres; Abordagem e Atividade lúcidas no processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: Uma Revisão Narrativa da Literatura. Ensino, Saúde e Ambiente, [s.l.], v. 9, p. 44-53, 2016.

SANTOS, Luiz Carlos Pereira; SANTOS, Eliane Alves; SANTANA, Luzinete dos Santos; Nada mais é do que o conectivismo influenciando a metodologia ativa em um processo de intervenção pedagógica. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [s.l.], v. 1, p. 200-218, 2019.

SILVA JÚNIOR, Carlos Antônio Barros; BEZERRA, Ayla Márcia Cordeiro.; Estruturas e Nomenclaturas dos Hidrocarbonetos: é possível aprender jogado? Holos, [s.l.], ano 31, v. 6, p. 146-155, 2015.

SILVA, Luiz Eduardo L. da; MENDONÇA, Raimundo W. F.; LEITE, Joiane R.; MEOTTI, Paula R. M.; COELHO, Euricleia G.; SOUZA, Mayana G. P. de. Chemsketch: uma breve análise do seu impacto no desenvolvimento das habilidades visuoespaciais de alunos do Instituto Federal do Amazonas – IFAM. Scientia Naturalis, [s.l.], v. 1, n. 4, p. 39-55, 2019.

SOUZA, Dominique Guimarães; MIRANDA, Jean Carlos; COELHO, Lincoln Mansur. Redes Sociais e o Ensino de Biologia: O Uso do Quiz do Instagram como recurso didático. Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação, [s.l.], v. 5 n. 2, 2020.

SOUZA, Luan D. de; SILVA, Bárbara V.; ARAÚJO NETO, Waldmir N.; REZENDE, Michelle J. C. Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma breve revisão das categorias e ferramentas disponíveis. Revista Virtual de Química, [s.l.], v. 13, n. 3, p. 713-746, 2021.

Downloads

Publicado

24-01-2025

Como Citar

COCATI, L. C. D., & ALVES, A. R. M. (2025). As tecnologias da informação e comunicação e o lúdico associado ao processo de ensino-aprendizagem. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18374

Edição

Seção

Artigos