Um estudo sobre a atividade de curricularização da Extensão Universitária nas universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18637

Palavras-chave:

Extensão universitária, Curricularização da extensão, Universidades federais brasileiras

Resumo

Trata sobre a Extensão Universitária e a atuação das universidades federais brasileiras no contexto da curricularização. Define no problema de pesquisa, como as universidades federais brasileiras vêm atuando no processo de curricularização da Extensão Universitária? Estabelece como objetivo geral, abordar o processo de curricularização da Extensão Universitária nas universidades federais brasileiras, tendo em visto o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação. Determina na metodologia as finalidades exploratória e descritiva, tendo como estratégia o método bibliográfico, o que caracteriza a pesquisa qualitativa. Conclui que o processo de curricularização da Extensão Universitária vem se consolidando através das resoluções que determinam a creditação das atividades extensionistas nos currículos dos cursos de graduação levando em conta os prazos para implementação e a diversidade de práticas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Ribeiro FRUTUOSO, Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestre em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri - Mestrado Profissional (PPGB/UFCA). Bacharel em Biblioteconomia pela UFCA. Sócio proprietário da Innovare - serviços informacionais. Bibliotecário no Colégio Evolução de Juazeiro do Norte - CE.

Jonathas Luiz Carvalho SILVA, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pós-Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Curso de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Referências

APPLE, Michael Whitman. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Rio de Janeiro, RJ, 11 abr. 1931. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19851.htm. Acesso em: 21 mar. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF, 28 nov. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm. Acesso em 12 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 1, de 29 de dezembro de 2020. Dispõe sobre prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) durante a calamidade pública provocada pela pandemia da COVID-19. Brasília, 30 dez. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90811-resolucoes-cne-ces-2020. Acesso em: 8 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 mar. 2024.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

FORPROEX. Carta de Florianópolis/SC. 2017. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/CARTA_DE_FLORIANOPOLIS.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Organizacao-e-Sistematizacao.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

FORPROEX. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus, 1999. (Coleção Extensão Universitária, v. 1). Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/RENEX/Plano-nacional-de-extensao-universitaria-editado.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM: FORPROEX, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-

Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org.). Políticas de Extensão Universitária Brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

PEREIRA, Sueli Menezes. Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar. Linhas Críticas, Brasília, v. 8, n. 4, p. 119-138, jan./jun. 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 11).

Downloads

Publicado

05-11-2024

Como Citar

FRUTUOSO, A. M. R., & SILVA, J. L. C. (2024). Um estudo sobre a atividade de curricularização da Extensão Universitária nas universidades federais brasileiras. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 13. https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18637

Edição

Seção

Artigos