Extensão universitária e tecnologia grupal: refletindo a prática profissional na atenção psicossocial para transformar o modelo assistencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18739

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação continuada, Processos grupais, Serviços comunitários de saúde mental

Resumo

Objetivou-se descrever reflexões de profissionais de saúde mental sobre as suas atuações em Centros de Atenção Psicossocial. Pesquisa-intervenção qualitativa realizada com 30 profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial da região central do Brasil, aprovada pelo comitê de ética Parecer n° 4.298.136. Para a coleta de dados foram implementadas quatro oficinas e para refletir sobre o componente do Método Clínico Centrado na Pessoa - fortalecendo a relação entre a pessoa e o médico/profissional de saúde, foi empregada técnica de aquecimento com as questões: Como você gostaria de ser atendido no serviço de saúde mental?; Como você costuma atender os usuários do serviço? Gostaria de ser atendido por si mesmo? Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Emergiram três categorias que revelam reflexões sobre a assistência à saúde mental: 1. Invertendo os papéis; 2. Autopercepção da atuação profissional; 3. Entre o querer e o não querer.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

SOUSA, J. M., FARINHA, M. G., CAIXETA, C. C., PARANAGUÁ, T. T. de B., NUNES, F. C., & BEZERRA, A. L. Q. (2024). Extensão universitária e tecnologia grupal: refletindo a prática profissional na atenção psicossocial para transformar o modelo assistencial. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 13. https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18739

Edição

Seção

Artigos