Ação extensionista de letramento e prevenção de doenças cardiovasculares para alunos do ensino fundamental II em Maceió

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19115

Palavras-chave:

Educação em saúde, Fatores de risco cardiovasculares, Estilos de vida saudável

Resumo

As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo, com fatores como sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão aumentando o risco de sua ocorrência. Diante da ascensão desses fatores entre crianças e adolescentes no Brasil, torna-se essencial promover a saúde nessa faixa etária para incentivar hábitos saudáveis e melhorar a atenção básica a longo prazo. Este estudo descreve ações educativas realizadas com adolescentes do Ensino Fundamental II em uma escola estadual de Maceió/AL, abordando os potenciais e as limitações para prevenção efetiva de DCV. A iniciativa envolveu encontros teóricos sobre o sistema cardiovascular e doenças graves como hipertensão, trombose e infarto, seguidos de atividades práticas em que os alunos criaram cartazes explicativos e uma maquete do sistema circulatório, culminando em apresentações para comunidade escolar. O projeto mostrou-se eficaz na promoção da compreensão das medidas preventivas de DCV, aproximando os acadêmicos da comunidade e desenvolvendo suas habilidades de comunicação e criatividade, fundamentais para uma formação profissional ética e humanitária.

Downloads

Biografia do Autor

Roberta LIMA, Centro Universitário CESMAC

Titulação: Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

Docente do Centro Universitário CESMAC

Aline Tenório Lins CARNAÚBA, Centro Universitário CESMAC

Titulação: Doutorado em Biotecnologia em Saúde por RENORBIO/UFAL

Docente do Centro Universitário CESMAC

Referências

ALBRICKER, Ana Cristina Lopes; FREIRE, Cláudia Maria Vilas; SANTOS, Simone Nascimento dos; ALCANTARA, Monica Luiza de; SALEH, Mohamed Hassan; CANTISANO, Armando Luis; TEODORO, José Aldo Ribeiro; PORTO, Carmen Lucia Lascasas; AMARAL, Salomon Israel de; VELOSO, Orlando Carlos Gloria; PETISCO, Ana Cláudia Gomes; BARROS, Fanilda Souto, BARROS, Márcio Vinícius Lins de; SOUZA, Adriano José de; SOBREIRA, Marcone Lima; MIRANDA, Robson Barbosa de; MORAES, Domingos de; VERRASTRO, Carlos Gustavo Yuji; MANÇANO, Alexandre Dias; LIMA, Ronaldo de Souza Leão; MUGLIA, Valdair Francisco; MATUSHITA, Cristina Sebastião; LOPES, Rafael Willain; COUTINHO, Artur Martins Novaes; PIANTA, Diego Bromfman; SANTOS, Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos; NAVES, Bruno de Lima; VIEIRA, Marcelo Luiz Campos; ROCHITTE, Carlos Eduardo. Diretriz Conjunta sobre Tromboembolismo Venoso – 2022. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 118, n. 4, p. 797–857, 2022.

AZEVEDO, Priscylla Rique de; SOUSA, Maílson Marques de; SOUZA, Nailze Figueiredo de; OLIVEIRA, Simone Helena dos Santos. Ações de educação em saúde no contexto das doenças crônicas: revisão integrativa. Revista Online de Pesquisa – Cuidado é fundamental, v. 10, nº 1, p. 260–267, 2018.

GONÇALVES, Luiz Felipe Fernandes; FARIA, Débora Suzane de Araújo; BATISTA, Elias dos Santos; FERREIRA, Sandra Régia; ASSIS, Sandra Maria de. Promoção de saúde com adolescentes em ambiente escolar: relato de experiência. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, p. 160-167, 2016.

FLORESTI, Felipe. Cerca de 400 mil pessoas morreram em 2022 no Brasil por problemas cardiovasculares. Revista Pesquisa Fapesp, edição 336, 2024. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/cerca-de-400-mil-pessoas-morreram-em-2022-no-brasil-por-problemas-cardiovasculares/. Acesso em: 23 nov. 2024.

GUETERRES, Évilin Costa; ROSA, Elisa de Oliveira; SILVEIRA, Andressa da; SANTOS, Wendel Mombaque dos. Educação em saúde no contexto escolar: estudo de revisão integrativa. Enfermería Global, v. 16, n. 2, p. 464-499, 2017.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Aspectos da natureza da ciência presentes no discurso científico: investigando os efeitos de sentido da linguagem científica. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 46, p. 101–121, 2019.

OJHA, Niranjan; DHAMOON, Amit S., Myocardial Infarction, in: StatPearls, Treasure Island (FL): StatPearls Publishing, 2024.

PRÉCOMA, Dalton Bertolim; OLIVEIRA, Gláucia Maria Moraes de. Updated Cardiovascular Prevention Guideline of the Brazilian Society of Cardiology - 2019, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2019.

SILVA, Marcela Costa de Almeida; FRANÇA, Sara Alves; DIAS, Monique Costa; ARAÚJO, Matheus Henrique de Abreu; ZAFALÃO, Luisa Miranda; CRUZ, Thalia Rodrigues da; RIBEIRO, Aridiane Alves. Intervenções educativas com adolescentes na escola: experiências de acadêmicos de medicina. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 6, n. 1, p. 37–49, 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Cardiovascular Diseases (CVDs). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cardiovascular-diseases-(cvds). Acesso em: 23 nov. 2024.

Downloads

Publicado

24-02-2025

Como Citar

BITTENCOURT, L. B., LIMA, R., MARQUES, A. C. R., SILVA, A. F. da, BARROS, D. N. de D., BARROS, D. N. de D., SILVA, M. R. F. da, LEITE, V. C. B., & CARNAÚBA, A. T. L. (2025). Ação extensionista de letramento e prevenção de doenças cardiovasculares para alunos do ensino fundamental II em Maceió. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19115

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)