Ação extensionista de letramento e prevenção de doenças cardiovasculares para alunos do ensino fundamental II em Maceió
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19115Palavras-chave:
Educação em saúde, Fatores de risco cardiovasculares, Estilos de vida saudávelResumo
As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo, com fatores como sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão aumentando o risco de sua ocorrência. Diante da ascensão desses fatores entre crianças e adolescentes no Brasil, torna-se essencial promover a saúde nessa faixa etária para incentivar hábitos saudáveis e melhorar a atenção básica a longo prazo. Este estudo descreve ações educativas realizadas com adolescentes do Ensino Fundamental II em uma escola estadual de Maceió/AL, abordando os potenciais e as limitações para prevenção efetiva de DCV. A iniciativa envolveu encontros teóricos sobre o sistema cardiovascular e doenças graves como hipertensão, trombose e infarto, seguidos de atividades práticas em que os alunos criaram cartazes explicativos e uma maquete do sistema circulatório, culminando em apresentações para comunidade escolar. O projeto mostrou-se eficaz na promoção da compreensão das medidas preventivas de DCV, aproximando os acadêmicos da comunidade e desenvolvendo suas habilidades de comunicação e criatividade, fundamentais para uma formação profissional ética e humanitária.
Downloads
Referências
ALBRICKER, Ana Cristina Lopes; FREIRE, Cláudia Maria Vilas; SANTOS, Simone Nascimento dos; ALCANTARA, Monica Luiza de; SALEH, Mohamed Hassan; CANTISANO, Armando Luis; TEODORO, José Aldo Ribeiro; PORTO, Carmen Lucia Lascasas; AMARAL, Salomon Israel de; VELOSO, Orlando Carlos Gloria; PETISCO, Ana Cláudia Gomes; BARROS, Fanilda Souto, BARROS, Márcio Vinícius Lins de; SOUZA, Adriano José de; SOBREIRA, Marcone Lima; MIRANDA, Robson Barbosa de; MORAES, Domingos de; VERRASTRO, Carlos Gustavo Yuji; MANÇANO, Alexandre Dias; LIMA, Ronaldo de Souza Leão; MUGLIA, Valdair Francisco; MATUSHITA, Cristina Sebastião; LOPES, Rafael Willain; COUTINHO, Artur Martins Novaes; PIANTA, Diego Bromfman; SANTOS, Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos; NAVES, Bruno de Lima; VIEIRA, Marcelo Luiz Campos; ROCHITTE, Carlos Eduardo. Diretriz Conjunta sobre Tromboembolismo Venoso – 2022. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 118, n. 4, p. 797–857, 2022.
AZEVEDO, Priscylla Rique de; SOUSA, Maílson Marques de; SOUZA, Nailze Figueiredo de; OLIVEIRA, Simone Helena dos Santos. Ações de educação em saúde no contexto das doenças crônicas: revisão integrativa. Revista Online de Pesquisa – Cuidado é fundamental, v. 10, nº 1, p. 260–267, 2018.
GONÇALVES, Luiz Felipe Fernandes; FARIA, Débora Suzane de Araújo; BATISTA, Elias dos Santos; FERREIRA, Sandra Régia; ASSIS, Sandra Maria de. Promoção de saúde com adolescentes em ambiente escolar: relato de experiência. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, p. 160-167, 2016.
FLORESTI, Felipe. Cerca de 400 mil pessoas morreram em 2022 no Brasil por problemas cardiovasculares. Revista Pesquisa Fapesp, edição 336, 2024. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/cerca-de-400-mil-pessoas-morreram-em-2022-no-brasil-por-problemas-cardiovasculares/. Acesso em: 23 nov. 2024.
GUETERRES, Évilin Costa; ROSA, Elisa de Oliveira; SILVEIRA, Andressa da; SANTOS, Wendel Mombaque dos. Educação em saúde no contexto escolar: estudo de revisão integrativa. Enfermería Global, v. 16, n. 2, p. 464-499, 2017.
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Aspectos da natureza da ciência presentes no discurso científico: investigando os efeitos de sentido da linguagem científica. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 46, p. 101–121, 2019.
OJHA, Niranjan; DHAMOON, Amit S., Myocardial Infarction, in: StatPearls, Treasure Island (FL): StatPearls Publishing, 2024.
PRÉCOMA, Dalton Bertolim; OLIVEIRA, Gláucia Maria Moraes de. Updated Cardiovascular Prevention Guideline of the Brazilian Society of Cardiology - 2019, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2019.
SILVA, Marcela Costa de Almeida; FRANÇA, Sara Alves; DIAS, Monique Costa; ARAÚJO, Matheus Henrique de Abreu; ZAFALÃO, Luisa Miranda; CRUZ, Thalia Rodrigues da; RIBEIRO, Aridiane Alves. Intervenções educativas com adolescentes na escola: experiências de acadêmicos de medicina. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 6, n. 1, p. 37–49, 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Cardiovascular Diseases (CVDs). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cardiovascular-diseases-(cvds). Acesso em: 23 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.