Transtorno dos sons da fala: relato de experiência de um projeto de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18848

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Extensão universitária, Transtorno dos sons da fala, Escola

Resumo

Os transtornos dos sons da fala (TSF) representam qualquer dificuldade ou combinação de dificuldades com a percepção, produção motora ou representação dos sons. As alterações de fala apresentam alta prevalência na infância e, se não identificado e tratado precocemente, pode trazer repercussões negativas para interação social e aprendizagem. A partir dessa demanda observada na sociedade, surge o projeto de extensão Transtorno dos Sons da Fala que, em parceria com escolas municipais do território da universidade, realiza ações que abrangem os professores da comunidade escolar, os alunos, as famílias e os acadêmicos de fonoaudiologia, considerando a integração dos pilares extensão, pesquisa e ensino. Ao longo de anos, o projeto prestou assistência a mais de 300 crianças e contribuiu para a formação de mais de 150 fonoaudiólogos

Downloads

Referências

AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION - ASHA. Distúrbios dos sons da fala: articulação e fonologia. 2021. Disponível em: https://www.asha.org/practice-portal/clinical-topics/articulation-and-phonology/#collapse_9. Acesso em: 10 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 02 maio 2024.

CALDEIRA, Helena Jesini Meira; ANTUNES, Stéffany Lara Nunes; ROSSI-BARBOSA, Luiza Augusta Rosa; FREITAS, Daniel Antunes; BARBOSA, Mirna Rossi; CALDEIRA, Antônio Prates. Prevalência de alterações de fala em crianças por meio de teste de rastreamento. Revista CEFAC, v. 15, n. 1, p. 144-152, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/v94xbPzryVRdH53RdTm39mP/?format=pdf&lang=pt. Acessoem: 17 out. 2023.

CHAER, Mirella Ribeiro; GUIMARÃES, Edite da Glória Amorim. A importância da oralidade. Pergaminho, v. 3, p. 71-88, 2012. Disponível em: https://www2.ufjf.br/labor//files/2018/06/PP-A-import%c3%a2ncia-da-oralidade-EI-e-S%c3%a9ries-Iniciais-do-EF-CHAER-Mirella-Ribeiro.1.pdf. Acesso em: 17 out. 2023.

FERNANDES, Delta Regina; SOUTO, Bernardino Geraldo Alves. Participação familiar no cuidado de crianças com transtorno fonológico. Audiology – Communication Research, v. 26, p. e2415, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2415.

GUIMARÃES, Áurea Alves; BITTENCOURT, Sthéphanny Lencina; MEZZOMO, Carolina Lisbôa. Linguagem e escrita em crianças com erros residuais de fala. Diálogos Interdisciplinares, v. 8, n. 9, p. 75-86, 2019. Disponível em: https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/807. Acesso em: 22 out. 2023.

MELO, Roberta Michelon; BACKES, Fabieli Thaís; MOTA, Helena Bolli. Percepções de pais/responsáveis de crianças com desvio fonológico acerca do desvio fonológico e da terapia fonoaudiológica. Revista CEFAC, v. 17, n. 6, p. 1802-1813, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/p3kfRzRrbGhtP36d7QBz7HD/?format=pdf. Acesso em: 02 maio 2024.

PINHEIRO, Jonison Vieira; NARCISO, Christian Silva. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, v. 14, n. 2, p. 56-68, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28993/16563. Acesso em: 04 maio 2024.

SANTOS, Maria José dos; BARRERA, Sylvia Domingos. Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Psicologia Escolar, v. 21, n. 1, p. 93-102, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/GWXgB5swQpgQJZ7K5yGrQnN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 maio 2024.

Downloads

Publicado

12-02-2025

Como Citar

SOUZA, T. N. U., CARNAÚBA, A. T. L., PAYÃO, L. M. da C., & COSTA, R. C. C. (2025). Transtorno dos sons da fala: relato de experiência de um projeto de extensão. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18848

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)