Compostagem com idosos: sustentabilidade e inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19129

Palavras-chave:

Terceira idade, Compostagem, Engajamento social, Inclusão

Resumo

Este projeto propôs envolver a terceira idade em atividades de compostagem, visando não apenas promover a sustentabilidade ambiental, mas também fomentar o engajamento social. As ações propostas foram conduzidas por graduandos em Engenharia Ambiental e alunos da Universidade Aberta da Maturidade (UNABEM). Primeiramente, foram realizadas palestras educativas para os idosos sobre a importância da compostagem, o processo e os benefícios ambientais. Em seguida, foram conduzidas oficinas práticas onde os participantes aprenderam a montar e manter uma composteira, identificar materiais compostáveis e monitorar o processo de compostagem. Os resultados incluíram o engajamento ativo dos idosos em atividades comunitárias e sustentáveis.

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Biografia do Autor

Maria José REIS, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - Universidade Estadual de Minas Gerais (2016). Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental no período de 2017-2022. Atualmente sou professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos e Chefe de Departamento das Engenharias (DENG). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Centro Ensino Superior Maceió (2013) - Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1998) - Especialização na Área de Ciências Agrárias e Meio Ambiente (Cultura de Tecidos Vegetais) Universidade Federal de Lavras (2005). Formação Pedagógica em Química- Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2000) e Especialização em planejamento Urbano e Arquitetura (2021).

Érika Andressa SILVA, Instituto Federal Catarinense

Atualmente é professora em Instituto Federal Catarinense, área de atuação Engenharia Agrícola e Solos. Possui formação técnica em agroindústria pela Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, atual IFSul de Minas (2005-2007), Bacharel em Agronomia (2008-2012), Mestrado em Ciência do Solo (2014) e Doutorado em Ciência do Solo (2017) pela Universidade Federal de Lavras, área de concentração em Recursos Ambientais e Uso da Terra. Atuou como professora substituta do DCS/UFLA na área de Física e Conservação do Solo e Água/Química do Solo (2015-2016 e 2019-2020). Realizou estágio Pós-doutoral (01/03/2017-01/02/2018) pelo programa de Ciência do Solo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi bolsista do Consórcio Embrapa Café no período de 01/04/2018 - 31/03/2019. Atuou como Professora em Faculdade Calafiori na área de Agronomia/Ciência Solo (02/2020-07/2023) e em Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no período de 08/2020 - 09/2023 tendo lecionado disciplinas nos cursos de Agronomia, Biologia e Engenharias.

Fernanda Medeiros Dutra REIS, Universidade de São Paulo

Engenheira Civil.

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Geotecnia - Universidade de São Paulo/ São Carlos.

Ester de Sena CARNEIRO , Universidade do Estado de Minas Gerais

Sou graduada em Engenharia Ambiental, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, e possuo formação técnica em Agropecuária. Ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional, tenho me dedicado ao estudo e à prática de soluções sustentáveis para os desafios ambientais contemporâneos.Além da minha formação acadêmica, também sou membro ativo de Geledés - Instituto da Mulher Negra, uma instituição voltada aos direitos humanos. Essa experiência tem me proporcionado uma visão ampla e sensível das questões sociais e ambientais interligadas, reforçando minha convicção na importância da interdisciplinaridade para abordar os problemas complexos de nossa sociedade.Estou comprometida em continuar contribuindo para o desenvolvimento sustentável, através da aplicação do conhecimento técnico-científico aliado a uma perspectiva ética e humanitária, visando sempre o bem-estar das pessoas e do planeta.

Gideão Gabriel GONÇALVES, Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho"

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estatual de Minas Gerais.
Atual Mestrando em Ciências Ambientais no Instituto de Ciência e Tecnologia UNESP - Câmpus de Sorocaba.

Elisangela de ARAUJO, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”

Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade Passos, Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de Sorocaba.

João Vitor Ferreira da Silva REIS, Universidade do Estado de Minas Gerais

Engenheiro Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade Passos.

Guilherme Suhadolnik Mandatti LOVATO, Universidade do Estado de Minas Gerais

Engenheiro Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade Passos.

Debora Cazelato de SOUZA, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008). Mestrado em História pela mesma Universidade (2011). Desenvolve pesquisa sobre administração e justiça nas Minas Gerais e em Salvador no período que se estende de 1696-1777, focando na atuação dos juízes de fora. Foi ainda contemplada com uma bolsa de estágio de pesquisa em Portugal financiada pelo projeto Cátedra Jaime Cortesão da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Minas Gerais, Salvador, Brasil Colônia, administração e justiça. Integrou o Conselho Editorial da Revista Temporalidades/UFMG (membro da gestão 2013), foi professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais e professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui pós-graduação (lato sensu) em "Uso Educacional da Internet" pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Passos).

Marcos Venicio ESPER, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado em Educação - UNILIM (Université de Limoges, FRANÇA) e Ciências - USP (Programa Interunidades - EERP/EE) na modalidade dupla titulação. Graduado em Educação Especial e Inclusiva; Letras/Francês, Letras/Espanhol e Pedagogia. Possui Especialização em Psicanálise; Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva; Libras e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde - Linha: Saúde mental, educação e história na saúde. Atualmente, trabalha o tema sobre Experiências paternas no cotidiano e cuidado do filho com transtornos do Neurodesenvolvimento; Nomofobia e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Membro do Grupo FRED - Education et Diversité en Espaces Francophones - Universidade de Limoges/França e Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente, GPECCA-EERP-USP. Membro e colaborador da LAPED (Liga Acadêmica de Pediatria/UEMG). Coordenador do projeto GAP (Grupo de apoio ao pai). Membro do CIPA - Collège International de Psychanalyse et dAnthropologie - Paris/France.

João Carlos REIS, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1988) com mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e especialização em Gestão e Inovações Tecnológicas na Construção Civil pela Universidade Federal de Lavras (2006) e especialização em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é gestor na área de Desenvolvimento Urbano e Rural da Caixa Econômica Federal. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em geotecnia e engenharia de custos, e entre seus temas de interesse incluem-se o comportamento geotécnico de solos, drenagem urbana, planejamento de obras, orçamentos e avaliação de imóveis.

Referências

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Publicado

30-01-2025

Como Citar

REIS, M. J., SILVA, Érika A., REIS, F. M. D., CARNEIRO , E. de S., GONÇALVES, G. G., ARAUJO, E. de, REIS, J. V. F. da S., LOVATO, G. S. M., SOUZA, D. C. de, ESPER, M. V., & REIS, J. C. (2025). Compostagem com idosos: sustentabilidade e inclusão social. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19129

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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