Extensão universitária: uma contribuição para o ensino-aprendizagem de termoquímica no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19227Palavras-chave:
Termoquímica, Reações químicas, Transferência de calor, ExperimentaçãoResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma atividade de extensão, desenvolvida em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contemplando 40 alunos, na Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, em Itacoatiara-AM, em que, experimentos demonstrativos de baixo custo e de fácil acesso foram realizados sobre o conteúdo de termoquímica, por ser considerado abstrato, desinteressante e complexo para os estudantes. A pesquisa utilizou o método estudo de caso único com abordagem quanti-qualitativa, e as atividades consistiram em cinco etapas: 1) Sondagem com a professora de Química; 2) Aplicação de questionário inicial; 3) Demonstração dos experimentos; 4) Aplicação de questionário final; 5) Análise dos dados quanti-qualitativos. Os resultados demonstram que a atividade de extensão fortalece o vínculo universidade-escola e que a realização de experimentos auxilia os discentes na aprendizagem da termoquímica, colaborando para a autonomia, por meio da percepção científica sobre Química.
Downloads
Referências
ARRUDA, Edson Henrique Pereira de; LEÃO, Marcelo Franco; PINHEIRO, Daniela Oliveira. A aceitação dos estudantes sobre as aulas experimentais e suas respectivas contribuições para o ensino de química. Fortaleza: SIMPEQUI, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n.º 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n.º 13.005/2014. Diário Oficial da União, 19 dez. 2018, edição 243, seção 1, p. 49, 2018.
CANON, Carolina Andréa Soto; PELEGRINELLI, Gisela. Extensão universitária: o impacto de um projeto de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.59799. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/59799. Acesso em: 29 jul. 2024.
COSTA, Marília Layse Alves da; ALMEIDA, Anderson Soares de; SANTOS, Aldenir Feitosa dos. A falta de interesse dos alunos pelo estudo da química. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, São Cristóvão, v. 10, p. 1-7, 2016.
CRESWELL, John Ward; CRESWELL, John Davi. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Penso, 2021.
CRISÓSTOMO, Luiz Cláudio da Silva; MARINHO, Marcia Machado; MARINHO, Gabrielle Silva; MARINHO, Emmanuel Silva. Avaliação de um jogo pedagógico desenvolvido com o powerpoint para o ensino de química. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, Vale do Paranhana, v. 7, n. 1, 2018.
DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; SILVA, Gilberlândio Nunes da; SILVA, Helionalda Costa. Entendimento da abordagem CTSA no ensino de química e as dificuldades apontadas por professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande -PB em inserir esse enfoque nas suas aulas. Revista Scientia Amazônia, Manaus, v. 4, n. 2, p. 100-106, 2015.
FEITOSA, Edinilza Maria Anastácio; ROCHA, Jociane Irineu Rocha; SANTANA, Isabel Cristina Higino. Investigando a contribuição de experimentos contextualizados na aprendizagem de conceitos químicos por alunos de escola na zona rural. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-8.
FELICIO, Cínthia Maria; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Da intencionalidade à responsabilidade lúdica: novos termos para uma reflexão sobre o uso de jogos no ensino de química. Química nova na escola, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 160-168, 2018.
FERRI, Marcelo José; SAGGIN, Renato. Aplicação de metodologias alternativas visando o melhoramento no ensino da química. Pato Branco, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
GONÇALVES, Raquel Pereira Neves; GOI, Mara Elisângela Jappe. Experimentação no ensino de Química na Educação Básica: uma revisão de literatura. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 6, n. 1, p. 136-152, 2020.
HENZEL, Talya Ledesma. A utilização da experimentação na sala de aula. Revista Insignare Scientia-RIS, Cerro Largo, v. 2, n. 3, p. 323-330, 2019.
JESUS, Danilo de; GUZZI FILHO, Neurivaldo José de. Preparando um café no laboratório de química: investigação de uma abordagem para conceitos de química através do desenvolvimento de uma situação de estudo com o tema café. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-10.
LIMA, Inácio Mamede de. Experimentos demonstrativos e ensino de Física. 2012. 141p. Dissertação de Mestrado, UEPB. PB, Paraíba: 2012.
LISBÔA, Julio Cezar Foschini. QNEsc e a seção experimentação no ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 198-202, 2015.
MARTINS, Sabrina Oliveira; FERREIRA, Josilene R.; MONTEIRO, Rosevane Lima; SOUZA, Ronilson F. O ensino de termoquímica utilizando experimentação com material de baixo custo. Scientia Plena, Alagoas, v. 12, n. 6, p. 1-9, 2016.
MASINI, Elcie Fortes Salzano; MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2023.
MENDONÇA, Andréa Pereira. Alinhamento construtivo: fundamentos e aplicações. Capítulo X. In: Amarildo Menezes Gonzaga. (Org.). Formação de Professores no Ensino Tecnológico: fundamentos e desafios. Curitiba: CRV, p. 109-130. 2015.
MENDONÇA, Andréa Pereira. Teoria do alinhamento construtivo: fundamentos e aplicações. Academia.edu, 2014. Disponível em:
https://www.academia.edu/17729627/Teoria_do_Alinhamento_Construtivo_Fundamentos_e_Aplica%C3%A7%C3%B5es_Andr%C3%A9a_Mendon%C3%A7a. Acesso em: 20 maio 2024.
MORETTI, Andressa Algayer da Silva; DANTE, Zenaide de Fatima; ROCHA, Correia. Um estudo sobre a apropriação de conceitos de termoquímica na perspectiva Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Pontevedra, v. 20, n. 1, p. 99-113, 2021.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning Edições, 2016.
PINHEIRO, Tryciany da Silva; SANTOS, Claudineide Rocha dos; SILVA, Rayanne Rafaella da; SILVA, Ricardo Rafaell. Dificuldade de aprendizagem em química no 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Padre Aurélio Góis em Junqueiro – Alagoas. In: CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, 1., 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2017. p. 1-3.
SANTOS, Alex Mota; SANTOS, Ketelen Maria Cardoso dos; REGO, Lyvia Julienne Sousa; RIBEIRO, Andréa; RUDKE, Anderson Paulo; MOTA, Gilvane Cunha; SILVA, Carlos Fabricio Assunção da. Extensão universitária como oportunidade para favorecer o ensino de ciências em escolas públicas. Revista ELO–Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 12, p. 1-14, 2023.
SILVA, Larissa de Souza Soares. Relação entre teoria e prática no ensino de Química: Investigação com Licenciandos em Química. 2019. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
SILVA, Marcelo Luiz da. O uso de materiais de baixo custo para experimentação nas aulas de densidade e pressão hidrostática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 2, n. 1, p. 62-70, 2017.
SILVA, Renan Santos da; SOUZA, Katiuscia dos Santos de. Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de termoquímica. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 1602-1623, 2020.
YIN, Robert Kuo-Zuir. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZANOTTO, Ricardo Luiz; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; SAUER, Elenise. Ensino de conceitos químicos em um enfoque CTS a partir de saberes populares. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 22, p. 727-740, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.