Promoção da higiene pessoal em crianças: a aplicação do Arco de Maguerez em um projeto de extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20080

Palavras-chave:

Higiene, Educação em saúde, Pré-escola, Ações de extensão

Resumo

A higiene pessoal é uma das principais formas de prevenir infecções e transmissão de doenças. Desse modo, o objetivo deste trabalho acadêmico é relatar a aplicação de atividades de educação em saúde em um Centro de Educação Infantil (CEI) de Anápolis, Goiás. Dada a sua aplicabilidade à ação, o Arco de Maguerez foi a metodologia de aprendizagem escolhida. Houve a aplicação das cinco etapas do Arco de Maguerez, a saber:“observação da realidade", “pontos-chave”, "teorização”, “hipóteses de solução” e “aplicação à realidade”. A ação foi desenvolvida por meio de rodas de conversa, música e pintura com os infantes, os quais se mostraram bastante participativos. Como resultado, ao decorrer da ação, foram observados entraves, como a dificuldade de discutir sobre a limpeza íntima com as crianças. A ação teve resultados positivos, relacionados à grande participação do público e à devolutiva dos professores da instituição educacional envolvida. Os projetos de extensão universitários são importantes não apenas para os estudantes universitários, que passam a desenvolver novas habilidades, mas também para a sociedade, que passa a mudar seus hábitos diante dos temas discutidos.

Downloads

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo Programa Saúde na Escola (PSE). Brasília, DF: MS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: A humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília, DF: MS, 2004.

KLOC, Ma?gorzata; GHOBRIAL, Rafik M.; KUSHAR, Ernest; LEWICKI, S?awomir; KUBIAK, Jacek Z. Development of child immunity in the context of COVID-19 pandemic. Clinical Immunology, [s.l.], v. 217, p. 1-4, 2020.

MELO, Thayane Guimarães de; ROSVAILER, Mayara Schulze Cosechen; CARVALHO, Vânia Oliveira de. Banho, maquiagem e protetor solar: o que as crianças usam? Revista Paulista de Pediatria, [s.l.], v. 38, p. 1-6, 2020.

RAMOS, Rayciane Santos Suzart; MORAIS, Aisiane Cedraz; MATOS, Ana Verena de Araújo Vidal; CARVALHO, Dailey Oliveira; LIMA, Sinara de Souza. Promoção da saúde na educação infantil: práticas de educadores na rede pública. SciELO Preprints, [s.l.], p. 1-15, 2022.

ROCHA, Gisele Brito Araújo; SILVA, Bruna Gabrielle Barros. A importância de estimular os hábitos de higiene na educação infantil. Educação e (Trans)formação, [s.l.], p. 19-30, 2018.

SANTANA, Regis Rodrigues; SANTANA, Cristina Célia de Almeida Pereira; COSTA NETO, Sebastião Benício da; OLIVEIRA, Ênio Chaves de. Extensão universitária como prática educativa na promoção da saúde. Educação & Realidade, [s.l.], v. 46, n. 2, 2021.

SANTOS, Telma Temoteo. O Arco de Maguerez e a aprendizagem baseada em projetos na educação em saúde. Revista Educação Pública, [s.l.], v. 20, n. 7, p. 1-5, 2020.

SILVA, Luiz Alberto Ruiz da; PIVETA JUNIOR, Orides; COSTA, Paulo Ramsés da; RENOVATO, Regis Dias; SALES, Cibele de Moura. O Arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Interfaces Científicas-Educação, [s.l.], v. 8, n. 3, p. 41-54, 2020.

Downloads

Publicado

25-03-2025

Como Citar

MARTINS, E. F., AGOSTINHO, A. B. A., REZENDE, R. A., SOUSA, S. D. de, DUTRA, S. I. V. da S. M., & SILVA, M. F. G. D. e. (2025). Promoção da higiene pessoal em crianças: a aplicação do Arco de Maguerez em um projeto de extensão universitária. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20080

Edição

Seção

Relatos de Experiência