Promoção da higiene pessoal em crianças: a aplicação do Arco de Maguerez em um projeto de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20080Palavras-chave:
Higiene, Educação em saúde, Pré-escola, Ações de extensãoResumo
A higiene pessoal é uma das principais formas de prevenir infecções e transmissão de doenças. Desse modo, o objetivo deste trabalho acadêmico é relatar a aplicação de atividades de educação em saúde em um Centro de Educação Infantil (CEI) de Anápolis, Goiás. Dada a sua aplicabilidade à ação, o Arco de Maguerez foi a metodologia de aprendizagem escolhida. Houve a aplicação das cinco etapas do Arco de Maguerez, a saber:“observação da realidade", “pontos-chave”, "teorização”, “hipóteses de solução” e “aplicação à realidade”. A ação foi desenvolvida por meio de rodas de conversa, música e pintura com os infantes, os quais se mostraram bastante participativos. Como resultado, ao decorrer da ação, foram observados entraves, como a dificuldade de discutir sobre a limpeza íntima com as crianças. A ação teve resultados positivos, relacionados à grande participação do público e à devolutiva dos professores da instituição educacional envolvida. Os projetos de extensão universitários são importantes não apenas para os estudantes universitários, que passam a desenvolver novas habilidades, mas também para a sociedade, que passa a mudar seus hábitos diante dos temas discutidos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo Programa Saúde na Escola (PSE). Brasília, DF: MS, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: A humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília, DF: MS, 2004.
KLOC, Ma?gorzata; GHOBRIAL, Rafik M.; KUSHAR, Ernest; LEWICKI, S?awomir; KUBIAK, Jacek Z. Development of child immunity in the context of COVID-19 pandemic. Clinical Immunology, [s.l.], v. 217, p. 1-4, 2020.
MELO, Thayane Guimarães de; ROSVAILER, Mayara Schulze Cosechen; CARVALHO, Vânia Oliveira de. Banho, maquiagem e protetor solar: o que as crianças usam? Revista Paulista de Pediatria, [s.l.], v. 38, p. 1-6, 2020.
RAMOS, Rayciane Santos Suzart; MORAIS, Aisiane Cedraz; MATOS, Ana Verena de Araújo Vidal; CARVALHO, Dailey Oliveira; LIMA, Sinara de Souza. Promoção da saúde na educação infantil: práticas de educadores na rede pública. SciELO Preprints, [s.l.], p. 1-15, 2022.
ROCHA, Gisele Brito Araújo; SILVA, Bruna Gabrielle Barros. A importância de estimular os hábitos de higiene na educação infantil. Educação e (Trans)formação, [s.l.], p. 19-30, 2018.
SANTANA, Regis Rodrigues; SANTANA, Cristina Célia de Almeida Pereira; COSTA NETO, Sebastião Benício da; OLIVEIRA, Ênio Chaves de. Extensão universitária como prática educativa na promoção da saúde. Educação & Realidade, [s.l.], v. 46, n. 2, 2021.
SANTOS, Telma Temoteo. O Arco de Maguerez e a aprendizagem baseada em projetos na educação em saúde. Revista Educação Pública, [s.l.], v. 20, n. 7, p. 1-5, 2020.
SILVA, Luiz Alberto Ruiz da; PIVETA JUNIOR, Orides; COSTA, Paulo Ramsés da; RENOVATO, Regis Dias; SALES, Cibele de Moura. O Arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Interfaces Científicas-Educação, [s.l.], v. 8, n. 3, p. 41-54, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.