Estudo das características da produção, comercialização e qualidade de produtos derivados de jabuticaba no município de Sabará-Minas Gerais, Brasil.

Palavras-chave: Plinia jaboticaba. Indicação geográfica. Licor. Geleia.

Resumo

Produtores  de  Derivados  de  Jabuticaba  de  Sabará  (ASPRODEJAS),  a  qual  os  membros  produzem  e comercializam  diversas  iguarias  a  partir  da  fruta.  Objetivando conhecer as  características  de  produção, comercialização e o potencial do município para a obtenção de um registro de indicação geográfica (IG), foram aplicados questionários às produtoras e coletadas amostras de geleias e licores para análise da qualidade. Os resultados mostraram uma produção de caráter artesanal e comercialização informal. Alguns dos produtos analisados apresentaram-se fora dos padrões de qualidade estabelecidos na legislação e apresentaram falta de padronização na forma  de  produção. Os resultados obtidos  permitiram  concluir  que  o  registro  de  IG  no município é pertinente, embora seja notória a necessidade de  investimento em infraestrutura e capacitação técnica para a obtenção de produtos  de maior qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-05-27
Como Citar
NEVES, N. A., FERNANDES, L. A. C., VALENTE, M. E. R., BARROS, F. A. R. de, & STRINGHETA, P. C. (2020). Estudo das características da produção, comercialização e qualidade de produtos derivados de jabuticaba no município de Sabará-Minas Gerais, Brasil. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 9, 1-11. https://doi.org/10.21284/elo.v9i.8176
Seção
Artigos