A leitura literária na escola: ação e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v9i.8478

Palavras-chave:

Leitura literária. Formação docente. Prática pedagógica.

Resumo

Este relato de experiência discute as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão "Leitura Literária na Escola: Ação e Formação Docente", desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo - Campos do Jordão.  O projeto  teve  como  objetivo  aprimorar  a  formação  inicial  de  professores,  aprofundando  seus conhecimentos referentes à didática envolvida na prática pedagógica de leitura em voz alta de textos literários em  sala  de  aula.  Além disso, o  projeto  buscou  estimular  o  prazer  pela  leitura,  atendendo  alunos  dos  anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram planejadas e aplicadas situações de intervenção, envolvendo a leitura de livros de literatura infantil, seguida de uma atividade relacionada ao enredo da história lida. O planejamento das intervenções e a atuação em sala de aula possibilitaram às extensionistas a análise reflexiva sobre a efetividade das estratégias didáticas propostas, viabilizando uma investigação de caráter didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Ferreira GONÇALO, Instituto Federal de São Paulo

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo, pedagoga, mestre em educação.

Ana Carolina MACHADO, Instituto Federal de São Paulo

Aluna licencianda do Curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo, campus Campos do Jordão.

Cícera Jéssica Paes Casarin MONTEIRO, Instituto Federal de São Paulo

Aluna licencianda do Curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo, campus Campos do Jordão.

Lizandra Bianchi de JESUS, Instituto Federal de São Paulo

Aluna licencianda do Curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo, campus Campos do Jordão.

Manoela dos Santos PEREIRA, Instituto Federal de São Paulo

Aluna licencianda do Curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo, campus Campos do Jordão.

Downloads

Publicado

25-09-2020

Como Citar

GONÇALO, S. F., MACHADO, A. C., MONTEIRO, C. J. P. C., JESUS, L. B. de, & PEREIRA, M. dos S. (2020). A leitura literária na escola: ação e formação docente. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 9, 1–7. https://doi.org/10.21284/elo.v9i.8478

Edição

Seção

Relatos de Experiência