A leitura literária na escola: ação e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v9i.8478Palavras-chave:
Leitura literária. Formação docente. Prática pedagógica.Resumo
Este relato de experiência discute as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão "Leitura Literária na Escola: Ação e Formação Docente", desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo - Campos do Jordão. O projeto teve como objetivo aprimorar a formação inicial de professores, aprofundando seus conhecimentos referentes à didática envolvida na prática pedagógica de leitura em voz alta de textos literários em sala de aula. Além disso, o projeto buscou estimular o prazer pela leitura, atendendo alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram planejadas e aplicadas situações de intervenção, envolvendo a leitura de livros de literatura infantil, seguida de uma atividade relacionada ao enredo da história lida. O planejamento das intervenções e a atuação em sala de aula possibilitaram às extensionistas a análise reflexiva sobre a efetividade das estratégias didáticas propostas, viabilizando uma investigação de caráter didático.
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