NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v4i2.66Abstract
O presente trabalho teve como foco a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo o objeto de estudo os principais desafios enfrentados nessa modalidade no Núcleo de Educação de Adultos (NEAD), situado na cidade de Viçosa/MG, nas dependências da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um trabalho concluído durante a disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EDU 263), ministrada pela professora Rosa Cristina Porcaro no ano de 2014, que tem por objetivo pesquisar os principais desafios da EJA em diferentes ambientes de ensino. Tendo em vista a grande visibilidade que essa modalidade de ensino vem adquirindo, esse estudo teve por objetivo principal identificar quais os desafios enfrentados no Núcleo para promover um ensino de qualidade a essas pessoas que, por diversos motivos, não tiveram condições de frequentar a escola em idade regular, além de resgatar as dificuldades enfrentadas desde a criação do Núcleo, relacionar os desafios enfrentados no NEAD aos desafios da EJA em âmbito geral e, por fim, identificar os caminhos traçados com intuito de amenizar ou, pelo menos, superar essas dificuldades. Como referencial teórico para embasar o estudo, foi estabelecido um diálogo entre autores estudados no decorrer da disciplina e que trazem uma carga de informações importantes para essa área de pesquisa, tais como Porcaro, Freire, Martins, Bernardino e Soares. Os procedimentos metodológicos escolhidos para possibilitar o estudo foram, primeiramente, análise documental para coleta de dados, visitas técnicas ao NEAD e entrevistas semi-estruturadas com a coordenadora pedagógica e coordenadora geral do local, além de entrevistas não estruturadas com monitoras que atuam nas salas de aula. Em geral foi possível perceber que os desafios enfrentados no Núcleo não são muito distintos dos desafios enfrentados na EJA, principalmente no que tange à evasão dos alunos e a falta de material didático próprio, com condições reais de garantir um processo de ensino-aprendizagem significativo para os educandos. O que fica claro é que apesar de todas as adversidades este espaço educativo vem contribuindo com a formação integral de seus educandos, visando resgatar o direito dos mesmos à educação e possibilitar sua reintegração social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.