Intervenção psicossocial em uma equipe de Inspetores de Ensino Secundário.
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.297Abstract
O presente artigo é uma reflexão que surgiu a partir de um projeto de extensão que realizamos na Faculdade de Psicologia da Universidade da República (Uruguai). A experiência aconteceu dentro do Conselho de Educação Secundária, a partir da demanda de um grupo de inspetores da referida organização, para indagar sobre o prazer e o sofrimento no trabalho. Foram realizadas quatro oficinas com a equipe de inspetores, partindo da perspectiva da psicologia clínica, que articula o aspecto psicossocial, habilitando uma construção coletiva de significações. Segundo o que ouvimos nessas oficinas, há problemas centralizados na falta de reconhecimento, frustração, confusão e desesperança. Esses problemas estão relacionados com o enfraquecimento da dimensão grupal da instituição, que não está possibilitando o encontro entre inspetores, nem a construção de um conhecimento próprio.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.