Dança e participação: o caso dos homens estudantes do curso de licenciatura em educação física UFV/CAF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15442

Palavras-chave:

Dança, Gênero, Projeto de extensão

Resumo

Estereótipos sociais e culturais dificultam a participação masculina na dança. Desta forma, o presente
estudo tem como objetivos entender as limitações e motivações para a participação de estudantes homens do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (UFV-CAF) no Projeto Movimento e Saúde-#Dance/UFV e compreender as concepções de dança dos mesmos. Utilizou-se um questionário semiestruturado enviado via e-mail aos participantes, para posterior analise qualitativa das respostas. Apesar de muitos estudantes reconhecerem a importância de se trabalhar o conteúdo da dança, a falta de segurança se apresenta como barreira para que ministrem uma aula sobre o tema. Apesar de barreiras histórico-sociais, o preconceito não apareceu nos resultados como um fator limitante para maior parte dos entrevistados, levando a reflexão acerca de outras possibilidades, como a divulgação do projeto e o horário que o mesmo ocorria, no contraturno do curso.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

COSTA, B. D. D. da, & SILVA, M. de S. (2023). Dança e participação: o caso dos homens estudantes do curso de licenciatura em educação física UFV/CAF. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15442

Edição

Seção

Artigos