Construction of an educational guide on responsible pet ownership to raise awareness among the population of Ceres and region

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15852

Keywords:

Wandering animals, Abandonment of animals, Animal welfare

Abstract

In urban areas, the presence of abandoned animals that live without receiving the necessary basic care is evident. This condition directly affects the health and well-being of these animals, while significantly contributing to the spread of zoonotic diseases. Therefore, the objective of this experience report is to present the actions carried out in an extension project that aimed at the elaboration and dissemination of informative material on the responsible custody of domestic animals, seeking to alleviate the problem of abandonment and mistreatment of animals in the city. Ceres and its surroundings in Goiás. For data collection, in addition to bibliographical research, we had the support of NGOs from the local community that works in animals protection. For the elaboration of the guide, Canva, an online tool for creating designs, was used. The material was entitled Responsible Guard of Domestic Animals and published on social networks and sites that promote independent works.

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Author Biographies

Fausto de Melo FARIA FILHO, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.

Professor de Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Possui graduação em Física (bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (2009), graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2012), está cursando Matemática (Segunda licenciatura) pelo Centro Educacional Anhanguera (atual), possui mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2012) com período sanduíche na Universidade de São Paulo e doutorado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2017). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: amplificadores ópticos, filmes finos, campo magnético uniforme e magnetolipossomas. Atualmente é pesquisador na área de formação de professores, análise de currículo, tecnologias na educação e educação inclusiva. Foi gerente de Extensão do IF Goiano - Campus Ceres de agosto de 2018 a agosto de 2022. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e Gênero (Nepeds) do IF Goiano (conhecido como Todes por Um) desde 2020. Tem experiência em trabalhos editoriais e é idealizador e editor-chefe da revista trimestral digital informativa IF em movimento (ISSN: 2763-9312 - https://informatica.ifgoiano.edu.br/ifemmovimento/index.php/periodicos/).

Natália Santiago de MENESES, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas e Educação Ambiental.

Maria do Socorro Viana do NASCIMENTO, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1992), graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano e professor do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.

Denise Francisca de SOUSA, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Licenciatura em Informática (UEG - 2014), Bacharelado em Sistemas de Informação (UEG - 2005) e Licenciatura Plena em Letras - Português, Inglês e suas respectivas Literaturas (FECLITA - atual UEG, 1997). Possui especializações em Administração de Sistemas de Informação (UFLA - 2007), Língua Inglesa (UEG - 2004), e Métodos e Técnicas de Ensino (UNIVERSO - 2001). Exerceu a função de Coordenadora-Adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC do IF Goiano - Campus Ceres de 2012 a 2013. Exerceu a função de Coordenadora-Adjunta do Programa MedioTec EaD do IF Goiano - Campus Ceres de novembro de 2017 a julho de 2019. Atualmente exerce a função de Técnica de Tecnologia da Informação no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres e Professora P-IV no Colégio Estadual José Alves Toledo.Tem experiência nas áreas de Letras, Educação, Tecnologia da Informação, Extensão e EaD. É Membro do Comitê Editorial da Revista IF em Movimento do IF Goiano - Campus Ceres.

Tanita Maria Souza SANTOS, Instituto Federal Goiano

Técnica em Meio Ambiente e estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Gabrielle da Silveira SANTOS, Instituto Federal Goiano

Técnica em Meio Ambiente e estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Vitor Silva ROSA, Instituto Federal Goiano

Técnico em Meio Ambiente.

References

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Published

2023-10-19

How to Cite

FARIA FILHO, F. de M., MENESES, N. S. de, NASCIMENTO, M. do S. V. do, SOUSA, D. F. de, SANTOS, T. M. S., SANTOS, G. da S., & ROSA, V. S. (2023). Construction of an educational guide on responsible pet ownership to raise awareness among the population of Ceres and region. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15852

Issue

Section

Relatos de Experiência

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