Chemistry and university extension: development of extension action in the city of Alfenas-MG

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19742

Keywords:

Chemistry, Education, Scientific divulgation, University extension

Abstract

An important purpose of extension actions is to allow the exchange of learning by bringing the university and society closer together. One possibility for such actions is science dissemination events, in which the University promotes spaces for dialogue and knowledge exchange with the local population. In this context, this article presents a scientific dissemination extension action entitled “QUÍMICA FAZ BEM”, an action designed by UFMG and extended to other universities. This action took place in the city's central square and was promoted by the Postgraduate Program in Chemistry of the Federal University of Alfenas. To observe the perceptions that this activity generated, a survey was carried out, in which event participants, voluntarily, were able to express their impressions through a semi-structured questionnaire. The results suggest the positive impact generated from this experience and indicate how Chemistry can promote actions that approach social contexts.

Downloads

Author Biographies

Elaine Angelina COLAGRANDE, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Docente - Instituto de Química - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), mestrado em Ensino de Química (USP) e doutorado em Ciências (USP).  Docente no Programa de Pós-Graduação em Química (Educação em Química) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) da UNIFAL-MG. Desenvolve pesquisas com os temas: formação de professores de Química/Ciências, educação ambiental e ensino de Química/Ciências.

Danielle Ferreira DIAS, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciências Farmacêuticas pela mesma Instituição, com período de estágio (2008) no Institut de Chimie des Substances Naturelles - CNRS, França. É Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas. Desenvolve projetos de pesquisa na área de planejamento, síntese e caracterização de novas substâncias bioativas com potencial atividade analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiparasitária e neuroprotetoras. É sócia efetiva, desde 2004, da Sociedade Brasileira de Química atuando, desde 2021 na equipe de mídia do Núcleo Mulheres SBQ. Fez parte do projeto Minas for Science, financiado pelo CNPq no Edital Meninas e mulheres na Ciência. Coordena o projeto de extensão Química Faz Bem em Alfenas. Está como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG desde 2019.

Giovana de Fátima Lima MARTINS, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Docente do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas. Doutorado em Química - Universidade Federal de Uberlândia, área de concentração em Química Analítica. Atuação no desenvolvimento de métodos analíticos com extração em fase sólida e quantificação de espécies orgânicos e inorgânicos em amostras ambientais, alimentícias e biológicas. Química ambiental. Atualmente está como Pró-reitora adjunta de extensão universitária. Coordenadora do Programa de extensão UNATI UNIFAL-MG.

References

BENEDETTI FILHO, Edemar; GOMES, Letícia Asheley; MAIA, João Marcos Soares; MARTINS, Gabriel Moraes Reche; BARRETO, Caio Felipe da Silva. Clube de Ciências: a importância da extensão universitária na formação docente de graduandos de licenciatura em Química. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 61-75, 2023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/17527. Acesso em: 22 set. 2023.

CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior. Revista Triângulo, [s.l.], v. 12, n. 1, p. 119-127, 2019. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3560/3526. Acesso em: 22 set. 2023.

DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Editora: PRE - UFSM, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/216079. Acesso em: 22 set. 2023.

FREITAS, Kauã Estevam Cardoso; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Atividades de divulgação científica com ênfase na experimentação em física desenvolvidas em escolas do litoral norte paulista. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, [s.l.], v. 6, n.11, p. 158-176, 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/conecte-se/article/view/28039/19747 Acesso em 29 set. 2023.

GOMES, Verenna Barbosa; SILVA, Leandro Lima da; SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Avaliação do impacto de visitas e palestras de divulgação cientifica em alunos do ensino médio visitantes ao campus da Universidade de Brasília. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), UNICAMP, Campinas, SP, 2011. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0233-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2023.

LIMA, Guilherme Silva; GIORDAN, Marcelo. A divulgação científica em sala de aula – aportes do planejamento de ensino entre professores de ciências. In: CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. (Orgs). Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí/RS: editora da Unijuí, 2015.

LORANDI, Sabrina; LOSS, Gabriele M. da S.; MALTA, Shimene T.; GRAEFF FILHO, Vagner L.; SANTOS, Victória A. dos; ISERHARD, Cristiano A. "Insetos, e daí?”: Ressignificando as Dimensões da Extensão Universitária com a Pandemia da COVID-19. Expressa Extensão, Pelotas, v. 26, n. 1, p. 285-299, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19711. Acesso em: 22 set. 2023.

MARTINS, Gilberto Andrade. Estatística geral e aplicada. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2005.

MIGUEL, José Carlos. A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade. Revista Práxis Educacional, [s.l.], v. 19, n. 50, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11534/7323. Acesso em: 22 set. 2023.

MORAES, Sandra Regina; WISNIEWSKI, Geronimo; ROCHA, José Roberto Caetano da. “Ciência na Praça”: a faculdade interagindo com a comunidade. HOLOS, [s.l.], ano 30, v. 4, p. 463-472, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547173038. Acesso em: 22 set. 2023.

OLIVEIRA, Irlane Maia de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

PAZ, Giovanni Scataglia Botelho; MOLINA, Erika Reyes; ROVAY, Rafael Pasini; BARBOSA, Fabiola Ferreira; LOCATELLI, Solange Wagner. Atividades investigativas de Química nos anos iniciais do ensino fundamental: a extensão universitária como espaço de formação continuada. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 193-207, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19059/16133. Acesso em: 29 set. 2023.

PAULA, João Antonio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces -Revista de Extensão, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930/15904. Acesso em: 22 set. 2023.

RODRIGUES, Amanda Séllos; COSTA, Flávia Lage Pessoa da; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Uso da divulgação científica para enfrentamento das fake news relacionadas à COVID-19. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), Rio de Janeiro, v.10, n. 25, p. 102-115, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/52816. Acesso em: 18 out. 2024.

SANTANA, Regis Rodrigues; SANTANA, Cristina Célia de Almeida Pereira; COSTA NETO, Sebastião Benício; OLIVEIRA, Ênio Chaves de. Extensão universitária como prática educativa na promoção da saúde. Educação & Realidade, [s.l.], v. 46, n. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qX3KBJghtJpHQrDZzG4b8XB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 set. 2023.

SANTARELLI, Iohana Souza; VENTURINI, Gabriela; PEREIRA, Catarine Diniz; NAIDEK, Karine Priscila; OLIVEIRA, Brenno Ralf Maciel. Cientifi-CIDADE: estimulando a divulgação da Ciência por meio da extensão universitária. Química Nova na Escola, [s.l.], v. 43, n. 3, p. 244-253, 2021. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/EA-57-20.pdf. Acesso em: 29 set. 2023.

SANTOS, J. H. de S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016.

Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br /index.php/RBEU/article/view/3087/pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

TRIOLA, Mário F. Introdução à estatística. 14ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2024.

Published

2025-03-13

How to Cite

COLAGRANDE, E. A., DIAS, D. F., & MARTINS, G. de F. L. (2025). Chemistry and university extension: development of extension action in the city of Alfenas-MG. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19742

Issue

Section

Artigos