Química y extensión universitaria: desarrollo de acción de extensión en el municipio de Alfenas-MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19742

Palabras clave:

Químico, Educación, Divulgación científica, Extensión universitária

Resumen

Un propósito importante de las acciones de extensión es permitir el intercambio de aprendizajes acercando la universidad a la sociedad. Una posibilidad para este tipo de acciones son los eventos de divulgación científica, en los que la universidad promueva espacios de diálogo e intercambio de conocimientos con la población local. En este contexto, este artículo da cuenta de una acción de extensión de divulgación científica denominada “QUÍMICA FAZ BEM”, acción diseñada por la UFMG y extendida a otras universidades. Esta acción tuvo lugar en la plaza central de la ciudad y fue promovida por el Programa de Posgrado en Química de la Universidad Federal de Alfenas. Para observar las percepciones que generó esta actividad, se realizó una encuesta, en la que los participantes del evento, de forma voluntaria, expresaron sus impresiones, a través de un cuestionario semiestructurado. Los resultados sugieren un impacto positivo que genera esta experiencia e indican cómo la Química puede promover acciones que se acerquen a contextos sociales.

Descargas

Biografía del autor/a

Elaine Angelina COLAGRANDE, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Docente - Instituto de Química - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), mestrado em Ensino de Química (USP) e doutorado em Ciências (USP).  Docente no Programa de Pós-Graduação em Química (Educação em Química) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) da UNIFAL-MG. Desenvolve pesquisas com os temas: formação de professores de Química/Ciências, educação ambiental e ensino de Química/Ciências.

Danielle Ferreira DIAS, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciências Farmacêuticas pela mesma Instituição, com período de estágio (2008) no Institut de Chimie des Substances Naturelles - CNRS, França. É Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas. Desenvolve projetos de pesquisa na área de planejamento, síntese e caracterização de novas substâncias bioativas com potencial atividade analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiparasitária e neuroprotetoras. É sócia efetiva, desde 2004, da Sociedade Brasileira de Química atuando, desde 2021 na equipe de mídia do Núcleo Mulheres SBQ. Fez parte do projeto Minas for Science, financiado pelo CNPq no Edital Meninas e mulheres na Ciência. Coordena o projeto de extensão Química Faz Bem em Alfenas. Está como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG desde 2019.

Giovana de Fátima Lima MARTINS, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Docente do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas. Doutorado em Química - Universidade Federal de Uberlândia, área de concentração em Química Analítica. Atuação no desenvolvimento de métodos analíticos com extração em fase sólida e quantificação de espécies orgânicos e inorgânicos em amostras ambientais, alimentícias e biológicas. Química ambiental. Atualmente está como Pró-reitora adjunta de extensão universitária. Coordenadora do Programa de extensão UNATI UNIFAL-MG.

Citas

BENEDETTI FILHO, Edemar; GOMES, Letícia Asheley; MAIA, João Marcos Soares; MARTINS, Gabriel Moraes Reche; BARRETO, Caio Felipe da Silva. Clube de Ciências: a importância da extensão universitária na formação docente de graduandos de licenciatura em Química. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 61-75, 2023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/17527. Acesso em: 22 set. 2023.

CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior. Revista Triângulo, [s.l.], v. 12, n. 1, p. 119-127, 2019. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3560/3526. Acesso em: 22 set. 2023.

DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Editora: PRE - UFSM, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/216079. Acesso em: 22 set. 2023.

FREITAS, Kauã Estevam Cardoso; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Atividades de divulgação científica com ênfase na experimentação em física desenvolvidas em escolas do litoral norte paulista. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, [s.l.], v. 6, n.11, p. 158-176, 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/conecte-se/article/view/28039/19747 Acesso em 29 set. 2023.

GOMES, Verenna Barbosa; SILVA, Leandro Lima da; SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Avaliação do impacto de visitas e palestras de divulgação cientifica em alunos do ensino médio visitantes ao campus da Universidade de Brasília. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), UNICAMP, Campinas, SP, 2011. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0233-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2023.

LIMA, Guilherme Silva; GIORDAN, Marcelo. A divulgação científica em sala de aula – aportes do planejamento de ensino entre professores de ciências. In: CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. (Orgs). Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí/RS: editora da Unijuí, 2015.

LORANDI, Sabrina; LOSS, Gabriele M. da S.; MALTA, Shimene T.; GRAEFF FILHO, Vagner L.; SANTOS, Victória A. dos; ISERHARD, Cristiano A. "Insetos, e daí?”: Ressignificando as Dimensões da Extensão Universitária com a Pandemia da COVID-19. Expressa Extensão, Pelotas, v. 26, n. 1, p. 285-299, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19711. Acesso em: 22 set. 2023.

MARTINS, Gilberto Andrade. Estatística geral e aplicada. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2005.

MIGUEL, José Carlos. A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade. Revista Práxis Educacional, [s.l.], v. 19, n. 50, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11534/7323. Acesso em: 22 set. 2023.

MORAES, Sandra Regina; WISNIEWSKI, Geronimo; ROCHA, José Roberto Caetano da. “Ciência na Praça”: a faculdade interagindo com a comunidade. HOLOS, [s.l.], ano 30, v. 4, p. 463-472, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547173038. Acesso em: 22 set. 2023.

OLIVEIRA, Irlane Maia de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

PAZ, Giovanni Scataglia Botelho; MOLINA, Erika Reyes; ROVAY, Rafael Pasini; BARBOSA, Fabiola Ferreira; LOCATELLI, Solange Wagner. Atividades investigativas de Química nos anos iniciais do ensino fundamental: a extensão universitária como espaço de formação continuada. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 193-207, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19059/16133. Acesso em: 29 set. 2023.

PAULA, João Antonio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces -Revista de Extensão, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930/15904. Acesso em: 22 set. 2023.

RODRIGUES, Amanda Séllos; COSTA, Flávia Lage Pessoa da; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Uso da divulgação científica para enfrentamento das fake news relacionadas à COVID-19. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), Rio de Janeiro, v.10, n. 25, p. 102-115, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/52816. Acesso em: 18 out. 2024.

SANTANA, Regis Rodrigues; SANTANA, Cristina Célia de Almeida Pereira; COSTA NETO, Sebastião Benício; OLIVEIRA, Ênio Chaves de. Extensão universitária como prática educativa na promoção da saúde. Educação & Realidade, [s.l.], v. 46, n. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qX3KBJghtJpHQrDZzG4b8XB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 set. 2023.

SANTARELLI, Iohana Souza; VENTURINI, Gabriela; PEREIRA, Catarine Diniz; NAIDEK, Karine Priscila; OLIVEIRA, Brenno Ralf Maciel. Cientifi-CIDADE: estimulando a divulgação da Ciência por meio da extensão universitária. Química Nova na Escola, [s.l.], v. 43, n. 3, p. 244-253, 2021. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/EA-57-20.pdf. Acesso em: 29 set. 2023.

SANTOS, J. H. de S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016.

Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br /index.php/RBEU/article/view/3087/pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

TRIOLA, Mário F. Introdução à estatística. 14ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2024.

Publicado

2025-03-13

Cómo citar

COLAGRANDE, E. A., DIAS, D. F., & MARTINS, G. de F. L. (2025). Química y extensión universitaria: desarrollo de acción de extensión en el municipio de Alfenas-MG. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19742

Número

Sección

Artículo