El juego de computadora como herramientas de enseñanza-aprendizaje para estudiantes con dislexia - una experiencia en las aulas de Cerro Largo multifuncional –RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v9i.10508

Palabras clave:

Trastorno de lectura. Inclusión escolar. Instrumentalización a estudiantes y profesores

Resumen

Este trabajo consiste en la aplicación de actividades de software, desarrolladas por el coordinador de la propuesta de proyecto de extensión, a estudiantes de la red municipal de la ciudad de Cerro Largo con diagnóstico de dislexia. Las actividades propuestas sirven como estímulos para incrementar y potenciar la conciencia fonémica, a partir de juegos de identificación y reconocimiento de letras, palabras, frases, rimas y sonidos, analizando su efectividad comparando el desempeño obtenido en las pruebas de lectura realizadas antes y después de usar la aplicación Estimugame. Así, el principal objetivo de este proyecto es colaborar con los profesores que trabajan en la sala de recursos, aportando sus propias herramientas para estimular la lectura en alumnos con dislexia. En este sentido, desde el proyecto de ampliación, ha sido posible que muchos alumnos con dislexia reciban una asistencia específica para dificultades lectoras, que ha demostrado ser eficaz todas las semanas. Todos los participantes están monitoreando y superando, aunque sea poco a poco, sus limitaciones, buscando la mejora en cada etapa del proyecto. Así, esperamos ayudar a los profesionales de la educación ante las dificultades que tienen los estudiantes en relación a la dislexia, respetando sus limitaciones y la subjetividad de cada niño para superar sus obstáculos y construir sus conocimientos.

 

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Biografía del autor/a

Jeize de Fátima BATISTA, UFFS

Possui graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Especialização em Língua Espanhola e Cultura Hispânica (URI- 2001), Mestrado em Letras: área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (2005) e Doutora em letras pela UniRitter - Porto Alegre (2017). Trabalhou como professora (horista) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com disciplinas de Língua portuguesa, Linguística, Língua Espanhola, Análise do Discurso e Práticas de Ensino em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna-Espanhol e Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguintes temas: leitura, discurso, ensino-aprendizagem de línguas. Também atuou como professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola nas turmas de 6º ano a 8ª série do Ensino Fundamental e com Redação no 1º ano do Ensino Médio da Escola da URI- Santo Ângelo até outubro de 2013. Atualmente é docente, dedicação exclusiva 40h - Língua Portuguesa- da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo.

Ana Cecília Teixeira GONÇALVES, UFFS

Possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras ? Língua Portuguesa/Literaturas ? pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: discurso e aquisição), pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), doutorado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: linguagem e interação), pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2010, é professora do Curso de Letras Português e Espanhol ? Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), edital 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Formação docente.

Cleusa Inês ZIESMANN, UFFS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui). Especialista em Interpretação, tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia / Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Atualmente é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS. É membro do grupo de Pesquisa GEPETEC e do Grupo de Estudos e Pesquisa Direitos Humanos, Movimentos e Instituições da UFFS de Cerro Largo/RS. É líder do grupo de Estudos e Pesquisas Em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais, Atendimento Educacional Especializado e Formação de Professores.

Publicado

2020-09-22

Cómo citar

BATISTA, J. de F., GONÇALVES, A. C. T. ., & ZIESMANN, C. I. (2020). El juego de computadora como herramientas de enseñanza-aprendizaje para estudiantes con dislexia - una experiencia en las aulas de Cerro Largo multifuncional –RS. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 9, 1–17. https://doi.org/10.21284/elo.v9i.10508

Número

Sección

Artículo