Estratégias de combate ao Aedes aegypti: conscientização no ambiente escolar.

Autores

  • Maria Carolina de Souza MOREIRA Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Bruna Ciuffa MARIA Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Adriely Paula PEREIRA Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Eduarda Camargo Sansão
  • José Eduardo ZAIA Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v8i2.1318

Palavras-chave:

Epidemiologia. Aedes aegypti. Promoção da saúde.

Resumo

Atividades de educação não formal trazem novas perspectivas relacionadas à temática da dengue e demais  doenças  transmitidas  pelo  Aedes  aegypti.  A mobilização  de  diversas  camadas  sociais  torna-se indispensável para minimizar o impacto causado pelo vetor em áreas de maior concentração de casos, portanto a escola se firma como a porta de entrada da conscientização, com o envolvimento de alunos, funcionários, pais e  toda  a  comunidade.  O objetivo  das  atividades  desenvolvidas  foi  abordar  de  maneira  não  formal  toda  a comunidade escolar, promovendo a conscientização acerca de medidas individuais de combate ao vetor. As escolas contempladas se localizam nos bairros de maior incidência de dengue no município de Passos, MG. Cerca de  600  crianças  do  1º  ao  5º  ano  do  Ensino  Fundamental  e  mais  de  70  professores  e  funcionários participaram  das  atividades  propostas,  possibilitando  a  formação  de  uma  rede  de  proteção  baseada  no conhecimento sobre as doenças e formas de prevenção.

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Publicado

17-12-2019

Como Citar

MOREIRA, M. C. de S., MARIA, B. C., PEREIRA, A. P., Sansão, E. C., & ZAIA, J. E. (2019). Estratégias de combate ao Aedes aegypti: conscientização no ambiente escolar. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 8(2). https://doi.org/10.21284/elo.v8i2.1318

Edição

Seção

Artigos