O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico

Autores/as

  • Luciana de Carvalho Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v2i1.16

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava- se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.

Palavras chave: Ideologias, jornal impresso, leitor crítico.

Áreas temáticas: Educação e comunicação.

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Publicado

2015-08-25

Cómo citar

Medeiros, L. de C. (2015). O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 2(1). https://doi.org/10.21284/elo.v2i1.16

Número

Sección

Artículo