Atividade de extensão como ferramenta de conscientização sobre os usos da Internet para crianças, adolescentes e adultos
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.19151Palavras-chave:
Extensão universitária, Educação tecnológica, InternetResumo
Este relato de experiência apresenta e discute o desenvolvimento e os resultados de uma atividade de extensão organizada por estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de ensino superior localizada no município de Campo Largo, no Paraná, visando sensibilizar crianças, adolescentes e adultos sobre os usos da internet. A atividade, realizada entre 05 e 30 de abril de 2024, envolveu duas frentes: uma voltada para crianças e adolescentes e outra para adultos. A atividade de extensão explorou temas como segurança online, comportamento ético na internet e o uso excessivo de tecnologia. Os resultados mostraram que os participantes, tanto jovens quanto adultos, responderam positivamente, indicando a importância da educação para a segurança na internet. A experiência demonstrou a eficácia de abordagens interativas e contextualmente adaptadas e proporcionou um aprendizado para os alunos, fortalecendo suas habilidades de planejamento, execução e reflexão crítica.
Downloads
Referências
DESLANDES, Suely Ferreira; COUTINHO, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2479-2486, 2020.
FINA, Bruna Gardenal; AOKI, Camila. Extensão universitária: um caminho de integração e aprendizagem. Campina Grande: Editora Amplla, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Brasília, DF: IBGE Educa, 2023.
JEZINE, Elaine. As práticas curriculares e a extensão universitária. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2, 2004, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2004.
MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; MARTINS FILHO, Lourival José; SOUZA, Alba Regina Battisti. Extensão universitária e formação docente: diálogos com a Educação Básica. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 26, p. 1-13, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.