Química nos anos finais do ensino fundamental: do cotidiano escolar à experimentação na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19985

Palavras-chave:

Ensino de química, Experimentação, Extensão universitária, Escola pública e universidade

Resumo

 Objetiva-se com este artigo, discutir as contribuições do projeto de extensão: Aprendendo química nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental através da experimentação, realçando a importância da extensão universitária na aproximação da escola-universidade, auxiliando no processo ensino-aprendizagem de alunos e da prática docente. É um estudo de natureza qualitativa e tem como método a pesquisa exploratória descritiva, sendo os dados analisados quali-quantitativamente. Foram realizadas aulas experimentais contextualizadas, com alunos do sexto ano da Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite, localizada na zona urbana do município de Itacoatiara no interior do Amazonas, usando a metodologia do ensino por investigação para explorar os temas misturas homogêneas e heterogêneas e técnicas de medidas de massa e volume.  Observou-se que os alunos foram participativos quando o tema era contextualizado com o cotidiano e que o número de acertos aumentou após as atividades práticas. Logo, pode-se inferir que atividades de extensão universitária contribui de forma positiva para a sociedade através do conhecimento científico e da prática contextualizada.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

SOUZA, M. C. de, ARAÚJO, L. C. A. de, LOPES, H. G., & GOMES, T. P. (2025). Química nos anos finais do ensino fundamental: do cotidiano escolar à experimentação na universidade. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19985

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Artigos