Competências técnicas digitais e comportamentais no contexto do envelhecimento e carreira

uma análise em instituições financeiras no Brasil

Autores

  • Marcelo Augusto Vieira Graglia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-5197-1710
  • Roberto Carlos de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5715-3118
  • Patricia Huelsen Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alcely Barroso Toronto Business College

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.15192

Palavras-chave:

Envelhecimento, Carreira, Transformação digital, Competências profissionais

Resumo

A nova revolução tecnológica e os processos de digitalização empreendidos pelas empresas e organizações têm afetado as demandas em termos de competências técnicas e comportamentais nos ambientes de trabalho e trazem novos desafios à empregabilidade, especialmente para profissionais seniores. Este artigo investiga a percepção de gestores sobre as competências técnicas e comportamentais requeridas aos profissionais mais velhos, com 45 anos ou mais, que atuam no mercado financeiro em bancos privados no Brasil. Foram realizadas entrevistas com executivos de instituições financeiras, sendo que os resultados da pesquisa  indicam que os executivos compreendem que o desenvolvimento de competências comportamentais se torna mais relevante em relação às competências técnicas. As competências mais requeridas são flexibilidade cognitiva (adaptabilidade), aprendizado contínuo, alfabetização tecnológica, comunicação e gestão de pessoas.

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Biografia do Autor

Marcelo Augusto Vieira Graglia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária e professor visitante do MBA em Negócios da PUC-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, onde coordena o grupo de pesquisa em IA da PUC-SP.
Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e pós-doutorado em Inteligência Artificial pelo TIDD PUC-SP. Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.
Entre outras atualizações, os cursos de Gestão Estratégica de Negócios na Fundação Getúlio Vargas, Controle Estatístico de Processos na Universidade de São Paulo - USP, Extensão Universitária no curso de Instrutores de Educação a Distância na Universidade Aberta de Portugal e o Global Management Education Program na Business School da Universidade Nankai, NANKAI, China.
Pesquisa novas tecnologias e seus impactos sociais no trabalho, negócios e sociedade, inteligência artificial, Indústria 4.0, Internet das coisas, cidades inteligentes e gestão de operações. Seus interesses de pesquisa também envolvem história, memória e patrimônio.

Roberto Carlos de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Ciências Econômicas pela Puc/SP, Mestre em Gestão para a Competitividade pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas - FGV e Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP.

Patricia Huelsen, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pelo TIDD - PUCSP. Mestre em Administração pela PUC-SP. Graduada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Professora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora convidada do curso de Gestão Cultural e do curso de extensão em Inteligência Artificial e Impactos Sociais da PUC-SP. Professora convidada do curso de Inteligência Artificial e Direito da Faculdade Baiana de Direito. É pesquisadora do Núcleo de Estudos do Trabalho, Trabalhadores e Trabalhadoras, do Núcleo de Estudos do Futuro e do grupo de pesquisa Transformação Digital e Sociedade. É membro e colaboradora da Cátedra Ignacy Sachs da PUC-SP. Seus interesses de pesquisa são as transformações e impactos sociais gerados pela Inteligência Artificial e outras tecnologias digitais, envolvendo as transformações no mundo da educação e do trabalho, as cidades inteligentes, o comportamento nas redes sociais, a ética e a moral no ciberespaço, Atuou profissionalmente em diversas áreas da administração: logística, tecnologia da informação, finanças, estratégia e marketing. É co-fundadora, pesquisadora e uma das líderes do Media Lab São Paulo, instituto que desenvolve projetos, pesquisas e iniciativas ligadas a educação, cultura e desenvolvimento humano e social.

Alcely Barroso, Toronto Business College

Possui mais 20 anos de experiência nas indústrias de educação e tecnologia da informação. É professora da Toronto Business College, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Federacao de Negócios Canadenses Brasileiros e conselheira de transformação de digital da Voe Sem Asas. Antes, liderou a equipe de Global University Programs da IBM para América Latina, área responsável pelas relações entre a empresa e a academia para o desenvolvimento de competências e habilidades da nova geração e requalificação do mercado de trabalho. Em sua jornada profissional também atuou em empresas como a Microsoft e institutos educacionais como o Instituto Crescer para a Cidadania e Instituto de Tecnologia Social. É lider do Comitê Futuro do Trabalho da Associação Brasileira das Empresas de Software-ABES, participa do grupo de estudo Tecnologias Digitais e Sociedade (TIDD) e do Observatorio do Futuro do Trabalho. É PhD e mestre em Bioquímica pela USP, tem MBA em Empreendedorismo Social pela FIA, é bacharel em odontologia pela USP e tem certificado em Design Educacional pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign (UIUC)

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Marcelo Augusto Vieira Graglia, Roberto Carlos de Oliveira, Patricia Giannoccaro von Huelsen, & Alcely Strutz Barroso. (2024). Competências técnicas digitais e comportamentais no contexto do envelhecimento e carreira: uma análise em instituições financeiras no Brasil . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 35(3). https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.15192