Acumulação capitalista e desigualdade social: o despotismo do capital
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.18575Palavras-chave:
Acumulação de capital, Trabalho , Pobreza , Desigualdade socialResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a política social de enfrentamento às mudanças ocorridas nas relações de trabalho no Brasil e as consequentes desigualdades sociais provocadas pela ofensiva do capital no atual estágios e acumulação. Trata-se de uma pesquisa documental com base em sites oficiais e não oficiais sobre as condições de trabalho, os números da pobreza, da concentração de renda etc. os dados obtidos nos permitem constatar que nos últimos decênios a propalada crise do capital tem garantido a concentração da renda em um pequeno número de capitalistas e expandido a miséria para contingentes cada vez maiores da população acentuando a pobreza e a desigualdade social.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRENNER, R. O boom e a bolha. Os Estados Unidos na economia mundial. Tradução Zaída Maldonado. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2003.
CEPAL. A CEPAL alerta que as taxas de pobreza na América Latina em 2022 se mantêm acima dos níveis pré-pandemia, 2022. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/comunicados/cepal-alerta-que-taxas-pobreza-america-latina-2022-se-mantem-acima-niveis-pre-pandemia
EL PAÍS. Economia. Os 10% mais ricos com 76% do patrimônio do planeta, o retrato da desigualdade na pandemia. Madri, 7 dez de 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/economia/2021-12-07/os-10-mais-ricos-com-76-do-patrimonio-do-planeta-o-retrato-da-desigualdade-na-pandemia.html < Acesso 15 de jul 2022>
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução: B.A. Schumann. São Paulo: Boitempo, 2008.
FAO, IFAD, UNICEF, WFP and WHO. 2023. The State of Food Security and Nutrition in the World 2023. Urbanization, agrifood systems transformation and healthy diets across the rural–urban continuum. Rome, FAO. https://doi.org/10.4060/cc3017en < Acesso 08 fev 2024>
LENIN, Vladimir.Imperialismo, fase superior do capitalismo. Rio de Janeiro: Editora Global, 1979.
MARX, Karl. O Capital. Livro Primeiro. O processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. O Capital. Livro Terceiro. O processo global de produção. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017.
OLIVEIRA, Ednéia Alves. Crise, queda da taxa de lucro e a política social no capitalismo. Revista Katálysis, Florianópolis, .26, n. 2, p. 193-201, 2023.
OLIVEIRA, Ednéia Alves. Redemocratização e Serviço Social: os caminhos do Serviço Social no Brasil pós-1985. Curitiba: CRV, 2020.
OLIVEIRA, Ednéia Alves. A política de emprego na Itália e no Brasil: a precarização protegida e a precarização desprotegida. Curitiba: Editora CRV, 2017a.
OLIVEIRA, Ednéia Alves. Acumulação de capital e generalização da pobreza. Olhando a árvore e esquecendo-se de ver a floresta. In: OLIVEIRA, Ednéia Alves; LAMAS, Fernando Gaudereto (Orgs.) Ofensiva do capital, trabalho e desigualdade social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017b.
OXFAM. Desigualdade S.A. 2024. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/forum-economico-de-davos/desigualdade-s-a
WORLD BANK. Global progress in reducing extreme poverty grinds to a halt, 2022. Disponível em: https://www.worldbank.org/en/news/press-release/2022/10/05/global-progress-in-reducing-extreme-poverty-grinds-to-a-halt < Acesso 10 fev. 2024>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oikos: Família e Sociedade em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98