A temática do aborto adentra as salas de aula: relato de experiência a partir de duas escolas do meio norte brasileiro

Autores

  • Marcos Paulo Magalhães de Figueiredo Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v36i1.18780

Palavras-chave:

Aborto, Educação, Ensino Médio, Disputa

Resumo

Este artigo tem como tela dois relatos de experiência no ensino médio em dois contextos escolares diferentes. Em ambos os relatos, foi realizada um debate sobre a descriminalização do aborto no Brasil. O primeiro relato é de 2018, em uma escola no interior do Maranhão. O segundo relato aconteceu em Teresina, capital do Piauí, em 2022. A partir das aulas foi possível captar como discentes do ensino médio significam o aborto, e como passaram a significar após os momentos em sala de aula. Conclui-se que temas tidos como sensíveis e “ideológicos” possuem uma potência didática e inclusiva no ensino básico.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Magalhães de Figueiredo, Unicamp

Mini biografia: Antropólogo e professor de sociologia. Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Antropologia e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

Marcos Paulo Magalhães de Figueiredo. (2025). A temática do aborto adentra as salas de aula: relato de experiência a partir de duas escolas do meio norte brasileiro. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 36(1). https://doi.org/10.31423/oikos.v36i1.18780