Lutas de classes no atual estágio do capitalismo financeiro neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.19087Palavras-chave:
Lutas de classe, Capitalismo financeiro, Novas tecnologiasResumo
O objetivo do artigo é apresentar um panorama atualizado das lutas de classes no atual estágio do capitalismo financeiro neoliberal, e problematizar a aparência de que as novas tecnologias do mundo produtivo são revolucionárias, motores da história, inovação e modernização constantes, camuflando sua utilização para fragmentar a classe trabalhadora, superexplorar, jogar parte desta no excedente e retirá-los da condição de sujeitos da história. Trata-se de um estudo teórico, de base bibliográfica, com metodologia qualitativa e escolha internacional de literatura para atender ao objetivo. Conclui-se que na contemporaneidade as formas de expropriação e produção do valor foram renovadas com o uso das novas tecnologias, impactando socialmente como a superexploração, a informalidade, a uberização, a pejotização, dentre outros fenômenos que invadem também o capitalismo central, não sendo mais sinônimo de periferia, se expandindo para todo o globo, restando ao trabalho se reconfigurar enquanto classe e superar as reificações atuais criadas pelo capital
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Capitalismo pandêmico (Mundo do Trabalho). São Paulo: Boitempo, 2022.
ANTUNES, R. Privilégio da Servidão – o novo proletariado de serviços na era digital: São Paulo: Boitempo, 2002.
ARCARY, V. Duas teses sobre a situação internacionais. In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (org.). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.p. 33-48.
DURIGUETTO, M. L.; MONTAÑO, C. Estado, classe e movimento social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Biblioteca Básica do Serviço Social).
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LÊNIN, V. Imperialismo, etapa superior do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2001.
MARINI, R. M. Dialética da Dependência. In: MARINI, R. M. Ruy Mauro Marini- vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
MARX, K. O Capital – crítica da economia política. São Paulo: DIFEL,1982. Livro 1, v. 2.
MARX, K. Salário, preço e lucro. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos. São Paulo: Abril Cultural, 1998. (Coleção Os pensadores).
MARX, K; ENGELS, F. A. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 2001.
MARX, K; ENGELS, F. A. Manifesto do partido comunista, São Paulo: Cortez, 2005.
MARX, K. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011. (Coleção Marx-Engels).
PARTIDO LIBERAL. Plano de Governo. Candidatura à Presidência da República Federativa do Brasil. Brasília: Partido Liberal, 2018.
PARTIDO LIBERAL. Plano de Governo. Candidatura à Presidência da República Federativa do Brasil. Brasília: Partido Liberal, 2022.
PEREIRA, C. P. P. Proteção social no capitalismo: crítica a teorias e ideologias conflitantes. São Paulo: Cortez, 2020.
RIBEIRO, S.P.F. Lutas sociais contemporâneas: entre os desígnios pós- modernos e os imperativos da classe trabalhadora . In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (org.). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.p. 102-114.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oikos: Família e Sociedade em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98