Libras para pessoas idosas:p´ráticas educativas, inclusão social e o combate ao idadismo
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v36i1.19104Palavras-chave:
Libras, Envelhecimento ativo, Inclusão Social, Combate ao IdadismoResumo
Este relato de experiência propõe refletir sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e a participação de pessoas idosas em ações específicas para este público no Instituto Federal de Brasília. Analisa a participação de pessoas idosas nas práticas educativas para promoção da inclusão social envolvendo a LIBRAS e o envelhecimento ativo e saudável. Utiliza a metodologia qualitativa desenvolvida através da pesquisa de campo com levantamento documental, diagnóstico pedagógico e observação participante nas aulas da LIBRAS. Os resultados mostram o perfil dos estudantes e os elementos constituintes da sua participação composta por motivos, finalidades, dificuldades e práticas de aprendizagem. Considera-se que a oferta de ações educacionais com foco em pessoas idosas promove a inclusão social e o combate ao idadismo, também enfatiza a importância das práticas educativas ao viabilizar o acesso a novos conhecimentos e evidenciar que o uso da LIBRAS em movimento é mais eficiente na aprendizagem das pessoas idosas.
Downloads
Referências
ALVARO, Sabrina Souza de Oliveira; MELLO, Larissa Amaral de; BERNARDO, Lilian Dias; RAYMUNDO, Taiuani Marquine. Navegando em ondas virtuais: barreiras e facilitadores para a inclusão digital de idosos. Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 9, e19111931685, jul. 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31685.
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade de Lisboa, 2017.
ANHAS, Danilo de Miranda; Silva, Carlos Roberto de Castro e . Participação social e subjetividade: vivências juvenis em uma comunidade vulnerável . Revista Psicologia: Teoria e Prática, 19(3), São Paulo-SP, set.-dez 139-148, 2017.
ARAÚJO, Ana Karoline Versiane Soares. Ensino De Libras Para Idosos. Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/31268. Acesso em 20 de março de 2024.
BRASIL. Decreto nº 10.133, de 26 de novembro de 2019. Institui o Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/ 2019/decreto-10133-26-novembro-2019-789467-publicacaooriginal-159492-pe.html.
BRASIL.Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Brasília, 2007.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5 626.htm
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/ leis /2002/l10436.htm
BERGER, Peter L.(1985). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes.
CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Editorial, Ciênc. educ. (Bauru) 23 (1) Jan-Mar, 2017.
CACHIONI, Meire.; FLAUZINO, Karina de Lima. Ensino e aprendizagem para o envelhecimento no contexto da universidade. Revista Kairós-Gerontologia, São Paulo, n.23, p. 17-24, 2020. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p17-24.
CLANDINI, D. Jean.; CONNELLY, F. Michael (2015). Pesquisa narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Uberlândia: EDUFU.
CZOCH, Akos; KAPOSZTA, Zalan; MUKLI, Peter, et al. Resting-state fractal brain connectivity is associated with impaired cognitive performance in healthy aging. GeroCiência. Fevereiro;46(1): 473–48, 2024. doi:10.1007/s11357-023-00836-z .
DE AQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
EPAMINONDAS, JORCÊNIO M.; MOURA, RICARDO FRAGOSI; Wanderley, PAULO HENRIQUE SALES WANDERLEY et al. Espaço interativo do idoso: ambiente de aprendizagem inovador. RBCEH - Anais CBGTec2022 | v. 19 SUPL 2 , 97-100, 2022. https://doi.org/10.29327/1108645.4-30
FERNÁNDEZ, Luis Sobrado. Diagnóstico em educação: teorias, modelos e processos. Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget., Lisboa, 2002.
FERREIRA, Thaynnara Gomes. Aprendizagem em libras para acolhimento e inclusão de idosos. IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, Centro de Convenções Raymunda Astora, Garden Hotel, em Campina Grande (PB). 2015. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anai/cieh/2019/TRABALHOEV125MD1SA4ID1793 _0806201901310 8.pdf. Acesso em 05 de março de 2023.
FERREIRA, Olívia Galvão Lucena ; MACIEL, Silvana Carneiro; SILVA, Antonia Oliveira; MOREIRA, Maria Adelaide Silva Paredes. Envelhecimento ativo e sua relação com a independência funcional. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, Jul-Set; 21(3),513-8, 2012. https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000300004
FREITAS, Denise Cuoghi de Carvalho Veríssimo; MANSANO-SHLOSSER; SANTOS, Thalyta Cristina, Ariene Angelini dos; NERI, Anita Liberalesso et al. Associação entre sintomas de insônia e artrite reumatóide em idosos. Rev Esc Enferm USP, 47(4):869-875, 2013.
DOI: 10.1590/S0080-623420130000400014
FÜHR, Regina Candida. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. In Congresso Nacional de Educação, 5, Olinda. Anais, Olinda Conedu, 1-6, 2018. Disponível em: www.conedu.com.br
GDF. (2013). Perfil dos idosos no Distrito Federal, segundo as regiões administrativas. Companhia de Planejamento do Distrito Federal Codeplan. Disponível em: https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploas/2018/02/Perfil_dos_Idosos_no-Distrito_ Federal-Segundo-as-Regioes Administrativas.pdf Acesso em: 10 de mar de 2023.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola editorial, 2009.
HARISSON, Kathryn Marie Pacheco. Língua brasileira de sinais: apresentando a língua e suas características. Língua Brasileira de Sinais. Uma introdução. Coleção UAB – UFSCAR, São Paulo, 2011.
KENDRICK, Denielli; CRUZ , Gilmar de Carvalho. Libras e formação docente: da constatação à superação hierárquias. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.4, p.571-586, Out.-Dez., 2020. https://www.scielo.br/j/rbee/a/q4YtCpbt9bmYH6Gds
LEE,Tih-Shih, GOH, Siau Juinn Alexa; QUERK Shin Yi et al. (2013). A brain-computer interface based cognitive training system for healthy elderly: a randomized control pilot study for usability and preliminary efficacy. PLoS One. 2013 Nov 18;8(11):e79419. Doi: 10.1371/journal.pone.0079419. PMID: 24260218; PMCID: PMC3832588.
MAMIKONIAN-ZARPAS, Ani; Laganá, Luciana (2015). The Relationship between Older Adults’ Risk for a Future Fall and Difficulty Performing Activities of Daily Living. J Aging Gerontol. December ; 3(1): 8–16. doi:10.12974/2309-6128.2015.03.01.2.
MOTA, Licia Maria Henrique da et al. Diretrizes para o diagnóstico da artrite reumatoide. Documentos de Diretrizes. Rev. Bras. Reumatol. 53 (2) Abr, 2013. https://www.scielo.br/j/rbr/a/Fmjnf9MHprBRrhsdwm5K5Vc/
OMS. Fazendo campanha para combater o idadismo: Práticas atuais e sugestões para seguir em frente, 2020. Disponível em:https://cdn.who.int/media/docs/default-source /campaigns-and-initiatives/global-campaign-to-combat-ageism/9789275724309-por.pdf?
OMS. Relatório mundial sobre o idadismo. Washington, D.C.: Organização Pan-Americana da Saúde, 2022. https://doi.org/10.37774/9789275724453
OPAS. Envelhecimento Saudável. Organização Pan-Americana da Saúde, 2023a. Disponivel em: https://www.paho.org/pt/envelhecimento-saudavel. Acesso em 15 de mar 2023.
OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. O Papel das Tecnologias Digitais no Envelhecimento e na Saúde, 2023b. Washington, DC: OPAS; 2023. Disponível em: https://doi.org/10.37774/9789275726907.
PEREIRA, Nádia Vilela; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Utilização de recursos tecnológicos na Educação: caminhos e perspectivas. Research, Society and Development, São Paulo, v. 9, n. 8, p. e447985421, jul. 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5421.
PIRES, Herivelton Pereira; MARQUES, Lidiane Aparecida. O acesso às tecnologias: a terceira idade digital e conectada. Revista Ciência Geográfica, v. 26, n. 01, p. 346-355, jul. 2022. http://dx.doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2890.
PINTO, Juliana Martins; NERI, Anita Liberalesso. Trajetórias da participação social na velhice: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 20(2),260-273, 2017.http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562017020.160077
QUADROS, Ronice Müller. Gramática da Libras. Estudos introdutórios sobre seus componentes básicos. Florianópolis: Signa, 2021.
RODRIGUES, David. Ensaios sobre educação inclusiva(ensaiando para estrear a peça). Edições Pró-inclusão. ISBN 97898997306-2-5. Almada, Lisboa, 2018.
SACRAMENTO, Angela Maria; CHARIGLIONE,Isabelle Patricia Freitas Soares. Intervenções físicas e cognitivas combinadas para melhora cognitiva no envelhecimento: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, Brasília, v.9, n° 1, março, 47-63, 2019.
SILVA, Ana Carolina Gonçalves da; CAPDEVILLE, Evely Najjar; OLIVEIRA, Júlia Saraiva et al. A percepção dos idosos sobre aspectos psicossociais na velhice: um estudo no centro urbano de Belo Horizonte. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas v. 5, n. 10, jul./dez, 2448-0738, 2020. Disponível em https://periodicos.pucminas. br/index.php/pretextos/article/view/22067 Acesso em 01 de mar de 2023.
SOUSA, Neuciani Ferreira da Silva; LIMA, Margareth Guimarães; CESAR,Chester Luiz Galvão et. al. Envelhecimento ativo: prevalência e diferenças de gênero e idade em estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública , 34 (11), 1-14, 2018. https://doi.org/10.1590/0102-311x00173317
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Oikos: Família e Sociedade em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98