Libras para pessoas idosas:p´ráticas educativas, inclusão social e o combate ao idadismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v36i1.19104

Palavras-chave:

Libras, Envelhecimento ativo, Inclusão Social, Combate ao Idadismo

Resumo

Este relato de experiência propõe refletir sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e a participação de pessoas idosas em ações específicas para este público no Instituto Federal de Brasília. Analisa a participação de pessoas idosas nas práticas educativas para promoção da inclusão social envolvendo a LIBRAS e o envelhecimento ativo e saudável. Utiliza a metodologia qualitativa desenvolvida através da pesquisa de campo com levantamento documental, diagnóstico pedagógico e observação participante nas aulas da LIBRAS. Os resultados mostram o perfil dos estudantes e os elementos constituintes da sua participação composta por motivos, finalidades, dificuldades e práticas de aprendizagem. Considera-se que a oferta de ações educacionais com foco em pessoas idosas promove a inclusão social e o combate ao idadismo, também enfatiza a importância das práticas educativas ao viabilizar o acesso a novos conhecimentos e evidenciar que o uso da LIBRAS em movimento é mais eficiente na aprendizagem das pessoas idosas.

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Biografia do Autor

Veronica Almeida, IFB

Docente de Língua Brasileira de Sinais - Educação Inclusiva (Curso de Licenciatura em Letras Espanhol Câmpus Ceilândia, df, Brasília).

Jocênio Marquios Epaminondas

Doutor em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF, professor e pesquisador no Instituto Federal de Brasília – IFB, atua no grupo Inclusão Digital e Social para Pessoas Idosas (IFB60+) IFB/CNPq. E-mail:  jocenio.epaminondas@ifb.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8111-7678.

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Publicado

2025-02-06

Como Citar

Veronica Almeida, & Jocênio Marquios Epaminondas. (2025). Libras para pessoas idosas:p´ráticas educativas, inclusão social e o combate ao idadismo. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 36(1). https://doi.org/10.31423/oikos.v36i1.19104