Notas sobre o processo de autocriação permanente do neoliberalismo: do projeto econômico à nova racionalidade destrutiva
From the economic project to the new destructive rationality
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.19126Palavras-chave:
neoliberalismo, Fatores sociológicos, Fatores políticos, Fatores subjetivosResumo
Neste artigo, propomos uma análise do neoliberalismo a partir do princípio da totalidade, de tal forma que possamos transitar entre aspectos políticos, econômicos, sociais e subjetivos, endossando a tese de Dardot e Laval (2016), de que se trata de uma nova racionalidade que se estrutura na ação dos governantes e na própria forma de ser e viver dos governados. Para o seu desenvolvimento, recorremos ao materialismo histórico-dialético como perspectiva teórico-metodológica, e ao estudo de obras nacionais e internacionais que têm apreendido criticamente a atual conjuntura sócio-histórica como totalidade contraditória. Os resultados apontam para um processo de autocriação permanente do neoliberalismo, que se espraia sobre a totalidade das relações sociais, fragiliza e disciplina corpos e mentes por meio da captura das subjetividades e desejos, como ferramenta de controle. Na conclusão, abordamos quatro elementos a serem considerados em eventuais pesquisas sobre o tema.
Downloads
Referências
ANDRADE, Daniel Pereira; CÔRTES, Mariana; ALMEIDA, Silvio. Neoliberalismo autoritário no Brasil. Caderno CRH, Salvador, v. 34, n. 021020, p. 1-25, nov./2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 2011. 229 p.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política social no capitalismo tardio. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2015.
BOSCHETTI, Ivanete. Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ ABEPSS, 2009.
BRANDÃO, Carlos Antônio. Crises e rodadas de neoliberalização: impactos nos espaços metropolitanos e no mundo do trabalho no Brasil. Cad. Metrop., São Paulo, v. 19, n. 38, p. 45-69, jan./2017.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019. 256 p.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DUNKER, Christian et al. Para uma arqueologia da psicologia neoliberal brasileira. In: SAFATLE, Vladimir (org.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. p. 215-254.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
HUR, Domenico Uhng. Psicologia, Política e Esquizoanálise. 3. ed. Campinas ,Sp: Alinea, 2021.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Estado, classes trabalhadoras e política social no Brasil. In: BOSCHETTI, Ivanete et al. (orgs.) Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2009, p. 13-43.
MORAES, Carlos Antonio de Souza. POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: CONFIGURAÇÕES, ABORDAGENS E TEMAS DE PESQUISA. Revista Agenda Social, vol.17, n.1, 2023, p. 4-10 - ISNN: 1981-9862. DOI: https://doi.org/10.59044/1981-9862/v1n17a1.
MORAES, Carlos Antonio de Souza. O Serviço Social brasileiro na entrada do século XXI: Considerações sobre o trabalho profissional. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 127, p. 587-607, set./dez. 2016.
PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. A política social entre Deus e o Diabo: determinações e funcionalidades no sistema capitalista. In: SENNA, M. C. M.; FREITAS, R. C. S.; MORAES, C. A. S. (orgs.) Política Social no Brasil: sujeitos, trajetórias e institucionalidades. Curitiba: CRV, 2020, p. 33-50.
SANTOS, V.; SALVADOR, P.; GOMES, A.; RODRIGUES, C.; TAVARES, F.; ALVES, K.; BEZERRIL, M. Iramuteq nas pesquisas qualitativas brasileiras da área da saúde: scoping review. Investigação Qualitativa em Saúde, Atas Ciaiq, v. 2, 2017.
SOARES, Laura Tavares. Os custos do ajuste neoliberal na América Latina. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009 (Coleção Questões da Nossa Época, v.78).
WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. 16. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.
YAZBEK, Maria Carmelita. A dimensão política do trabalho do assistente social. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo: n. 120, p. 677-693, out. de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Oikos: Família e Sociedade em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98