A previdência social no contexto das modificações no ciclo de vida e na estrutura etária da população brasileira
Resumo
Neste trabalho são discutidas algumas implicações das alterações demográficasocorridas no Brasil, visando à sustentabilidade do regime geral de previdência, à luz dasteorias desenvolvidas por Preston e Keyfitz (1982). Eles investigam como mudançasdemográficas afetam o ciclo de vida dos indivíduos e as características da população.Com o aumento da proporção de idosos a relação entre despesas e receitasgovernamentais tende a sofrer pressões, causando aumento no déficit orçamental. Talsituação conduz a um desafio para o Estado, no intuito de atender os idosos,principalmente no que se refere à Previdência Social. A expectativa de sobrevida, nocálculo dos benefícios da aposentadoria, provavelmente desestimulará as aposentadoriasprecoces e aumentará o tempo de permanência do idoso como contribuinte. Para Lee eTuljapurkar (1997) as gerações futuras terão de pagar impostos maiores do que hojepara ajudar a financiar o consumo durante os anos mais de aposentadoria de que irãogozar, em virtude da menor mortalidade.Downloads
Referências
BONGAARTS, J. Population aging and rising costs of public pensions. Population and Development Review, v. 30, n. 1, p. 1-23, 2004.
GIAMBIAGI, F. Reforma da previdência: o encontro marcado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 227 p.
GRUBER, J.; WISE, D. An international perspective on policies for na aging society. In: ALTAMAN, Stuart; SCHACTMAN, David (Orgs.). Policies for an aging society: confronting the economic and political challenges. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press, 2002.
KEYFITZ, N. Population change and social policy. [S.l. : s.n.], 1982. cap. 5, p. 65-76.
LEE, R. The outlook for population growth. Science, v. 333, n. 29, p. 569-573, July 2011.
LEE, R.; TULJAPURKAR, S. Death and taxes: longer life, consumption, and social security. Demography, v. 34, n. 1, p. 67-81, 1997.
PRESTON, S. H. Relations between individual life cycle and population characteristics. American Sociological Review, v. 47, p. 253-264, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98