Reflexões sobre o uso do espaço em comunidades amazônicas: uma análise da comunidade extrativista do Iratapuru

Autores

  • Marcelo Leles Romarco de Oliveira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O estudo se baseia em uma comunidade extrativista amazônica chamada Iratapuru, no estado do Amapá e teve como objetivo compreender como a comunidade percebe, organiza e se relaciona com o espaço onde está inserida. Metodologicamente, procurou-se através de um conjunto de abordagens, como a entrevista aberta e o Diagnóstico Rápido Participativo- DRP, apreender e compreender as formas mais significativas de organização socioeconômica, cultural e espacial. Como resultado, verificou-se que a relação construída entre a comunidade, a floresta e o rio é fundamental para a manutenção do modo de vida e que essa organização do espaço com ambiente corresponde a um padrão tradicional que perpassa pelo modo que esses atores se relacionam com casa, floresta, rio, ciclo agrícola e relações de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leles Romarco de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Marcelo Leles Romarco de Oliveira, Ds. em Ciências, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), professor de Extensão Rural do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

Referências

CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1987.

CASTELO, C. E. F. Avaliação Econômica da produção familiar na reserva extrativista Chico Mendes no Estado Acre. 1999. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 1999.

DA MATA, R. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5a Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

ECOLOGY BRASIL. Estudo de Impacto Ambiental UHE Santo Antônio do Jari. Rio de Janeiro. 2008.

FACÓ, R. Cangaceiros e fanáticos: gêneses e lutas. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

FILOCREÃO, A. S. M. Agroextrativismo e Capitalismo na Amazônia: as transformações recentes no agroextrativismo do Sul do Amapá. 2007. XXf. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, 2007.

GARCIA JÚNIOR, A. R. O Sul: caminho do roçado - estratégias de reprodução camponesa e transformação social. São Paulo/Brasília: Marco Zero/EdUnB, 1989.

GREISSING, A. “A região do Jarí, do extrativismo ao agronegócio: as contradições do desenvolvimento econômico na Amazônia florestal no exemplo do projeto Jarí”. Revista de Estudos Universitários REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 3, p. 43-75, dez. 2010.

HEREDIA, B. M. A. A morada da vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LINS, C. Jarí 70 anos de história. Rio de Janeiro: Dataforma, 2001.

MARCELIN, L. “A linguagem da casa entre os negros no recôncavo baiano”. In: Mana, estudos de Antropologia. Rio de Janeiro, Museu Nacional, v5. N2. p. 31-60, mês. 1999.

MAUSS, M. “Ensaio sobre a dádiva”. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

PICANÇO, J. R. Reserva extrativista do Rio Cajari: verso e reverso da territorialização no Sul do Amapá. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, 2005.

SOUSA, W. P. A dinâmica dos sistemas de produção praticados em uma unidade de conservação de uso direto na Amazônia – A reserva extrativista do Rio Cajari o Estado do Amapá. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Amazônicas) - Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, 2006.

TOLEDO, V. La perspectiva Etnoecologica: Cinco reflexiones a cerca de las “Ciêncais Campesinas” sobre La naturalez, com especial referencia a México. In: Ciências Especial. n.4. p. 22-29. 1990.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em ciências sociais - A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VILHENA, M. R. Ciência, tecnologia e desenvolvimento na economia da castanha-do-brasil. 2004. 149 f. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, 2004.
WAGLEY C. Uma comunidade Amazônica. Belo Horizonte-MG: Editora Itatiaia Limitada, 1988.

WOORTMANN, K.; WOORTMANN, E. O Trabalho da Terra: a lógica e a simbólica da lavoura camponesa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

Downloads

Publicado

2012-06-14

Como Citar

Oliveira, M. L. R. de. (2012). Reflexões sobre o uso do espaço em comunidades amazônicas: uma análise da comunidade extrativista do Iratapuru. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 23(1), 121–146. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3644

Edição

Seção

Artigos