Contribuições do Economista Doméstico para a implantação da roda de história diária numa instituição de educação infantil no município de Horizonte

Autores

  • Antonia Emanuela Oliveira de Lima UFC
  • Marta Lima da Silva UFC

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo contribuir para a implantação da roda de história diária numa instituição de Educação Infantil em Horizonte-Ceará. Foram realizadas observações na turma do Infantil V e desempenhadas as seguintes atividades: estudo bibliográfico referente ao tema; confecção dos materiais a serem utilizados na contação de histórias diárias e reuniões com os pais e com a professora da turma. Concluímos que, a contação de história diária é fundamental para estimular o hábito pela leitura, despertar o imaginário, vivenciar diversas emoções e ainda solucionar conflitos presente no cotidiano das crianças. Portanto, faz-se necessário um trabalho contínuo com os pais e professora para sensibilizá-los sobre a importância da leitura para a promoção de futuros leitores e produtores de texto. Por meio desse trabalho destacamos que diversas mudanças ocorreram: a postura da professora, o incentivo dos pais para a leitura e o envolvimento das crianças para esse momento.

 

Palavras-chave: Educação Infantil; Literatura infantil; Contação de histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Emanuela Oliveira de Lima, UFC

Professora do magistério superior, do curso de Economia Doméstica da UFC, Doutora em Educação Brasileira pela FACED-UFC, Mestre em Educação Brasileira pela FACED-UFC, graduada pelo departamento de Economia Doméstica da UFC e possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua principalmente no setor de estudo: Desenvolvimento da criança, no qual já trabalhou como professora de Educação Infantil no Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia Doméstica, com ênfase em Economia Doméstica e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, crianças, família e saúde. Atualmente desenvolve trabalhos que inclui a formação de professores da Educação Infantil em vários municípios do estado do Ceará. Ministra as disciplinas referente ao desenvolvimento humano e Educação Sanitária.

Marta Lima da Silva, UFC

Formada em Economia Doméstica, pela Universidade Federal do Ceará, trabalha na área de desenvolvimento humano.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
_______. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1993.

_______. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,1995.


BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília-DF: MEC, SEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1, 2 e 3.

CÂMARA, M.T. A importância da leitura na alfabetização. Santa Catarina: Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2009, 34 f. Monografia (Especialização em Língua e Literatura, Com Ênfase nos Gêneros de Discurso). Santa Catarina, 2009. Disponível em:< http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00003D/00003D70.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.

CARVALHO, A. Mapas de práticas de ensino: o estágio na formação do professor. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1987.

CHAVES, O. A arte de contar histórias. Rio de Janeiro: Confederação Evangélica do Brasil, 1963.

COELHO, B. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1999.

COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B. & VALLS, E. Os conteúdos na Reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

DOHME, V. Técnicas de contar histórias. São Paulo: Informal, 2000.

FONSECA, A.B. S. “Era uma vez...”: o contar histórias como prática educativa na formação docente. Uberaba: UNIUBE, 2003.

GARCIA, W. et al. Baú do Professor. Belo Horizonte: Fapi, 2003.

MATTOS, B. D. S. A literatura infantil contemporânea e a contação de histórias. Paraná, Universidade Estadual de Londrina, 2009, 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Centro de Educação, Comunicação e Artes. Paraná, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/BRUNA%20DANIELLA%20SOUZA%20MATTOS. pdf >. Acesso em: 19 mar. 2014.

OLIVEIRA, M. A. G. ; SANTOS, P.F.P. A literatura infantil na educação infantil. Rev. Científica do ITPAC, Araguaína, v.5, n.2, Pub.5, 2012. Disponível em:< http://www.itpac.br/hotsite/revista/artigos/52/5.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2014.

PASSOS, W. A. et al. Baú do professor: Histórias e oficinas pedagógicas. Belo Horizonte: Fabi Ltda, 2009.

PIRES, O.S. Contribuições do ato de contar histórias na educação infantil para a formação do futuro leitor. Rio de Janeiro: Universidade Estadual de Maringá, 2011, 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: < http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos%202011/Turma%2032/Olivia_Pires.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2014.

PRIETO, H. Quer ouvir uma história: lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra,1999.

RIBEIRO, E. A contribuição da contação de histórias para a aprendizagem na educação infantil. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2010, 29 f. Monografia (Especialização Gestão Pedagógica em Educação Infantil e Anos Iniciais). Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, Curitiba, 2010. Disponível em:< http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/07/A-CONTRIBUICAO-DA-CONTACAO-DE-HISTORIAS-PARA-A-APRENDIZAGEM-NA-EDUCACAO-INFANTIL.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2014.

SANTOS, R.M. A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil. Três Cachoeiras: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011, 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Centro de educação, Três Cachoeiras, 2011. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71970/000880723.pdf?sequence=1. Acesso em: 22 fev. 2014.

SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Curitiba: Positivo, 2005.

TAHAN, M. Literatura Infantil/Juvenil. São Paulo: Scipione, 1960.

TEBEROSKY, A. e COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

ZILBERMAN, R. A Literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1987.

Downloads

Publicado

2017-06-25

Como Citar

Oliveira de Lima, A. E., & da Silva, M. L. (2017). Contribuições do Economista Doméstico para a implantação da roda de história diária numa instituição de educação infantil no município de Horizonte. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(1), 43–60. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3732

Edição

Seção

Artigos