Rituais de consumo no dia das mães sob a ótica de traços da cultura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v30i1.8078Palavras-chave:
Dia das Mães, Rituais de Consumo, Cultura e Consumo, Cultura brasileiraResumo
Este artigo relata resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi analisar como são articulados traços da cultura brasileira em rituais de consumo no Dia das Mães. A revisão da literatura contemplou pontos atinentes aos rituais de consumo e aos traços da cultura brasileira. A partir da condução de entrevistas em profundidade, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, emergiram categorias atreladas ao papel destinado à sociabilidade presente nos rituais de comida nessa data, ao destaque percebido ao dia das mães como momento de reunião, movimento e agitação e aos aspectos simbólicos do ritual de dar presentes. Isso permitiu concluir que são diversos os valores, as práticas, os mecanismos de fruição e os mecanismos de mediação social presentes nos rituais de consumo articulados aos principais traços caracterizadores da cultura brasileira presentes no Dia das Mães.
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