Rituais de consumo no dia das mães sob a ótica de traços da cultura brasileira

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Danielle Ramos de Miranda Pereira Fundação João Pinheiro
  • Daniela Goes Paraíso Lacerda Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v30i1.8078

Palavras-chave:

Dia das Mães, Rituais de Consumo, Cultura e Consumo, Cultura brasileira

Resumo

Este artigo relata resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi analisar como são articulados traços da cultura brasileira em rituais de consumo no Dia das Mães. A revisão da literatura contemplou pontos atinentes aos rituais de consumo e aos traços da cultura brasileira. A partir da condução de entrevistas em profundidade, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, emergiram categorias atreladas ao papel destinado à sociabilidade presente nos rituais de comida nessa data, ao destaque percebido ao dia das mães como momento de reunião, movimento e agitação e aos aspectos simbólicos do ritual de dar presentes. Isso permitiu concluir que são diversos os valores, as práticas, os mecanismos de fruição e os mecanismos de mediação social presentes nos rituais de consumo articulados aos principais traços caracterizadores da cultura brasileira presentes no Dia das Mães.

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Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. É líder do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS. É líder do tema "Consumo, Sociedade e Materialismo" da área de Marketing e Comportamento do Consumidor do SEMEAD (Seminários em Administração da USP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, estudo do consumidor, estratégias de marketing, marketing e sociedade e métodos qualitativos de pesquisa em marketing.

Danielle Ramos de Miranda Pereira, Fundação João Pinheiro

Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG.

Daniela Goes Paraíso Lacerda, Fundação João Pinheiro

Mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG

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Publicado

2019-03-17

Como Citar

Pinto, M. de R., Pereira, D. R. de M., & Lacerda, D. G. P. (2019). Rituais de consumo no dia das mães sob a ótica de traços da cultura brasileira. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 30(1), 7–28. https://doi.org/10.31423/oikos.v30i1.8078