Os benefícios sociais e a socioeconomia de comunidades rurais do município de Tefé, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v31i2.8677Palavras-chave:
Comunidades rurais. Renda e despesas. Benefícios. Tefé-AM.Resumo
O presente artigo é a descrição dos impactos dos benefícios sociais na socioeconomia de comunidades rurais de Tefé (AM). As comunidades analisadas foram: Agrovila, Maranata, São Francisco, Agrovila da Emade, Boa Vontade e Bom Jesus. A amostra é composta por 61 domicílios e a análise tem caráter quanti-qualitativo. Utilizou-se a estatística descritiva para a elaboração e geração de resultados sobre os rendimentos e despesas, construindo assim parte da análise das realidades sociais e econômicas das comunidades. Essa etapa quantitativa levantou dados referentes às relações socioeconômicas da amostra. Já a qualitativa foi realizada por meio de entrevistas abertas que também complementaram os dados quantitativos. Os nomes citados nos dados qualitativos são fictícios para garantir a privacidade dos participantes. Os benefícios sociais contribuem de forma significativa para as famílias. O Bolsa Família e as aposentadorias são empregados na compra de vestuário, material escolar e alimentação. A aposentadoria ainda se aplica na compra de remédios, exames, viagens e bens. Possuir um cartão de benefício é garantia de crédito no mercado, pois são rendimentos mensais regulares, o que viabiliza poder de compra aos beneficiários. Portanto, de forma direta os benefícios sociais são elementos que possibilitam novos cenários na economia dos domicílios dessas comunidades rurais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98