O Programa de Assistência Estudantil: Características e Repercussões nos Indicadores Acadêmicos e nas Condições de Vida dos Beneficiários
Resumen
A presente pesquisa teve por objetivo avaliar o Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Viçosa, campus de Viçosa, MG, enquanto processo, examinando suas repercussões nos indicadores acadêmicos, bem como a percepção dos beneficiários sobre as ações da assistência e seus reflexos em suas condições de vida. O estudo de natureza quanti-qualitatativo, fez uso de pesquisa bibliográfica e de questionário. Os resultados mostraram que estudantes em vulnerabilidade social estão tendo oportunidades de ter acesso e realizarem um curso superior, com condições de qualificação e aprimoramento do capital humano. E que a percepção dos estudantes acerca do Programa, de modo geral, revelou-se positiva quanto à interferência dos benefícios concedidos na vida familiar e em seus projetos de vida. Conclui-se que o Programa pode ser avaliado como eficaz, em função do alcance dos seus objetivos, tanto em termos do desempenho acadêmico, quanto de oportunidades sociais.
Descargas
Citas
BECKER, G. S. Human capital: a theoretical and empirical analysis with special reference to education. 3. ed. Chicago: The University of Chicago, 1993.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Brasília. 2010. Disponível em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em 02 ago. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2010. Brasília, 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view= article&id=17212>. Acesso em: 02 fev. 2012.
COHEN, E.; FRANCO, R. Avaliação de Projetos Sociais. 9. Ed. – Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.
COSTA, F. L.; CASTANHAR, J. C. Avaliação de Programas Públicos: desafios conceituais e metodológicos. Rio de Janeiro, Revista de Administração Pública, 37 (5), set./out., 2003.
FILHO, R. L. L.; MONTEJUNAS, P. R.; Hipólito, O.; LOBO, M. B. C. M. A Evasão no Ensino Público Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v.37, n. 132, p. 641-659, set/dez. 2007.
LOBO, M. B. C. M. Panorama da Evasão no Ensino Superior Brasileiro: Aspectos Gerais das Causas e Soluções. Instituto Lobo/Lobo e Associados Consultoria. Disponível em: <http://www.abmes.org.br/abmes/public/arquivos/documentos/Final _Apostila_Palestra_ABMES_Evas%C3%A3o_Modo_de_Compatibilidade.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2012.
NASCIMENTO, V. Relatório da Pesquisa sobre o Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. SIPE – Sistema de Informação do Perfil do Estudante. Brasília: ANDIFES/FONAPRACE, 2011.
SILVA, M. O. S. (org.) Avaliação de Políticas e Programas Sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras Editora, 2001.
UFV. Universidade Federal de Viçosa. Relatórios Anuais. Viçosa, MG: 2007 a 2011.
ZAMBERLAN, C. O.; POZZOBON, I. M. Evasão do Capital Intelectual das Universidades Públicas: estudo na Universidade Federal de Santa Maria. Revista ADM. MADE, ano 10, v. 14, n. 2, p. 95-109, maio/agosto, 2010.
Descargas
Archivos adicionales
- Autorização do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Português (Brasil))
- Carta de Encaminhamento de Artigo (Português (Brasil))
- Declaração de Responsabilidade (Português (Brasil))
- Registro de Artigo 1 (Português (Brasil))
- Registro de Artigo 2 (Português (Brasil))
- Termo de Transferencia (Português (Brasil))
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98