CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO SOLO EM RESPOSTA A ADUBOS VERDES NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12413Palavras-chave:
adubação verde, fixação biológica de nitrogênio, fertilizantes minerais.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos da adubação verde no solo. O experimento foi conduzido à campo, utilizando o delineamento experimental em blocos casualizados, considerando cinco tratamentos: testemunha, feijão guandú, feijão de porco, crotalária spectabilis e o coquetel de sementes que consistiu na mistura das sementes de todas as espécies de adubos verdes, com cinco repetições. As variáveis analisadas foram: parâmetros químicos, físicos e biológicos do solo. Foi observado maior disponibilização de P no solo por feijão guandú. A respiração basal apresentou menor taxa no cultivo de crotalária. Contudo, os demais atributos químicos, físicos e biológicos não foram influenciados pela adubação verde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.