AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E PERFIL DE RESISTÊNCIA BACTERIANA EM EMBUTIDOS CÁRNEOS FERMENTADOS PRODUZIDOS EM FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12852Palavras-chave:
Embutidos cárneos, Padrão microbiológico, Padrão físico-químico, ResistênciaResumo
O consumo de embutidos cárneos fermentados na região Sudoeste do Paraná, em especial, no município de Francisco Beltrão é bastante apreciado, principalmente, os conhecidos como linguiça/salame colonial. A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade físico-química e microbiológica de embutidos cárneos fermentados produzidos no município de Francisco Beltrão-PR, bem como o perfil de resistência das bactérias isoladas desses produtos. Para tanto, 18 amostras foram submetidas às seguintes análises microbiológicas: contagem de coliformes totais, contagem de coliformes termotolerantes e pesquisa de Escherichia coli, pesquisa de Salmonella spp., contagem de Staphylococcus spp. e pesquisa de Staphylococcus coagulase positiva, bem como análises físico-químicas de pH, umidade, cinzas, proteínas e lipídeos e perfil de resistência bacteriana. Em relação aos parâmetros microbiológicos, 39% das amostras apresentaram contagens de coliformes totais > 1100 NMP. g-1 e 28% apresentaram contagens de coliformes termotolerantes acima do permitido pela legislação vigente. Do total de amostras analisadas, 39% apresentaram contaminação por E. coli e 61% por Salmonella spp. A presença de Staphylococcus coagulase positiva foi confirmada em 39% das amostras analisadas. Os resultados apresentados para os parâmetros físico-químicos demonstram que houve diferença significativa (p>0,05) entre grande parte das amostras avaliadas, bem como para todos os parâmetros analisados. Foram obtidos 25 isolados contendo estirpes de E. coli (n=7), S. aureus (n=7) e Salmonella (n=11). Do total de microrganismos isolados 16% não apresentaram resistência a nenhum dos antimicrobianos testados, enquanto os demais (84%) apresentaram resistência a pelo menos um dos antimicrobianos testados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.