As margens carnavalescas da insurgência

vínculos entre vira-latas e manifestações políticas no Chile

Autores

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a composição de margens e bordas carnavalescas nos processos de insurgência que ocorreram no Chile em 2019, destacando como cartazes, lambe-lambes, grafites e murais produziram essas zonas estético-políticos de luta e defesa da democracia. A polifonia paródica e intertextual resultante do entrelaçamento de pessoas, enunciados e cachorros funciona como operador de diferença, conflito e tensão: permitem experimentações e gambiarras que deslocam legibilidades e inteligibilidades, abrindo brechas para o imprevisto. Nas manifestações chilenas, a composição de imagens de manifesto a partir da figuração do Negro Matapacos colocou em prática o exercício da escrita insurgente e a poética do conhecimento popular. As reapropriações e colagens provocaram um excesso de palavras, imagens e gestos para as cenas coletivas e polêmicas de enunciação, evidenciando um princípio de desierarquização dissensual. Buscamos evidenciar como as zonas e bordas imageantes criadas nessas insurgências promoveram uma alteração na distribuição dos discursos e na definição das coordenadas das experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Gabriela Francine Camargo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Margem, junto aos Departamentos de Comunicação Social e Ciência Política da UFMG. Bolsista do CNPq.

Rubens Rangel, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação Social pelo PPGCOM-UFMG, pesquisador do Grupo Margem.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Marques, Ângela C. S., Camargo, G. F., & Rangel, R. (2024). As margens carnavalescas da insurgência: vínculos entre vira-latas e manifestações políticas no Chile. Revista De Ciências Humanas, 1(24). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/16283

Edição

Seção

Estudos e Debates