O desenvolvimento do pensamento espacial a partir de literatura infantil para estudantes da etapa pré-escolar

Autores

  • Samira Santos Macedo Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O presente trabalho considera o pensamento espacial como um conceito ligado à cognição e importante para que os estudantes desenvolvam habilidades espaciais a serem usadas em seus cotidianos. Enfatizando o mesmo dentro de uma perspectiva construtivista, o trabalho destaca a relevância de que o desenvolvimento dessa forma de pensamento inicie desde a infância. De encontro isso, tem em conta a necessidade de que as atividades no início da escolarização sejam lúdicas, assim, tem na literatura infantil um meio de desenvolver essa aprendizagem fluente. Com isso, faz-se uma análise do conteúdo da obra “Se eu fosse um grande gigante”, de Raul Guridi, buscando elementos potenciais para estimular o pensamento espacial dos estudantes da etapa pré-escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Santos Macedo, Universidade Federal de Viçosa

Cursa licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Participou como bolsista do Programa de Iniciação à Docência  entre 2021 e 2022. Foi monitora da disciplina Geografia Escolar, entre maio e agosto de 2022. É bolsista do Programa Residência Pedagógica, desde de novembro de 2022. Atualmente, atua como professora regente de aulas no Ensino Básico do estado de Minas Gerais. Interessa-se por  estudos nas áreas de Geografia Escolar e Cartografia Escolar. Orcid: <https://orcid.org/0009-0005-2706-5220>

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Macedo, S. S. (2023). O desenvolvimento do pensamento espacial a partir de literatura infantil para estudantes da etapa pré-escolar. Revista De Ciências Humanas, 3(23). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/17337

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)