O desenvolvimento do pensamento espacial a partir de literatura infantil para estudantes da etapa pré-escolar

Autores/as

  • Samira Santos Macedo Universidade Federal de Viçosa

Resumen

O presente trabalho considera o pensamento espacial como um conceito ligado à cognição e importante para que os estudantes desenvolvam habilidades espaciais a serem usadas em seus cotidianos. Enfatizando o mesmo dentro de uma perspectiva construtivista, o trabalho destaca a relevância de que o desenvolvimento dessa forma de pensamento inicie desde a infância. De encontro isso, tem em conta a necessidade de que as atividades no início da escolarização sejam lúdicas, assim, tem na literatura infantil um meio de desenvolver essa aprendizagem fluente. Com isso, faz-se uma análise do conteúdo da obra “Se eu fosse um grande gigante”, de Raul Guridi, buscando elementos potenciais para estimular o pensamento espacial dos estudantes da etapa pré-escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samira Santos Macedo, Universidade Federal de Viçosa

Cursa licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Participou como bolsista do Programa de Iniciação à Docência  entre 2021 e 2022. Foi monitora da disciplina Geografia Escolar, entre maio e agosto de 2022. É bolsista do Programa Residência Pedagógica, desde de novembro de 2022. Atualmente, atua como professora regente de aulas no Ensino Básico do estado de Minas Gerais. Interessa-se por  estudos nas áreas de Geografia Escolar e Cartografia Escolar. Orcid: <https://orcid.org/0009-0005-2706-5220>

Publicado

2023-11-21

Cómo citar

Macedo, S. S. (2023). O desenvolvimento do pensamento espacial a partir de literatura infantil para estudantes da etapa pré-escolar. Revista De Ciências Humanas, 3(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/17337

Artículos más leídos del mismo autor/a