O desenvolvimento do pensamento espacial a partir de literatura infantil para estudantes da etapa pré-escolar

Authors

  • Samira Santos Macedo Universidade Federal de Viçosa

Abstract

O presente trabalho considera o pensamento espacial como um conceito ligado à cognição e importante para que os estudantes desenvolvam habilidades espaciais a serem usadas em seus cotidianos. Enfatizando o mesmo dentro de uma perspectiva construtivista, o trabalho destaca a relevância de que o desenvolvimento dessa forma de pensamento inicie desde a infância. De encontro isso, tem em conta a necessidade de que as atividades no início da escolarização sejam lúdicas, assim, tem na literatura infantil um meio de desenvolver essa aprendizagem fluente. Com isso, faz-se uma análise do conteúdo da obra “Se eu fosse um grande gigante”, de Raul Guridi, buscando elementos potenciais para estimular o pensamento espacial dos estudantes da etapa pré-escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Samira Santos Macedo, Universidade Federal de Viçosa

Cursa licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Participou como bolsista do Programa de Iniciação à Docência  entre 2021 e 2022. Foi monitora da disciplina Geografia Escolar, entre maio e agosto de 2022. É bolsista do Programa Residência Pedagógica, desde de novembro de 2022. Atualmente, atua como professora regente de aulas no Ensino Básico do estado de Minas Gerais. Interessa-se por  estudos nas áreas de Geografia Escolar e Cartografia Escolar. Orcid: <https://orcid.org/0009-0005-2706-5220>

Published

2023-11-21

How to Cite

Macedo, S. S. (2023). O desenvolvimento do pensamento espacial a partir de literatura infantil para estudantes da etapa pré-escolar. Revista De Ciências Humanas, 3(23). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/17337

Most read articles by the same author(s)