Corpo e identidade na dança contemporânea

Autores

  • Andréa Bergallo Snizek Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este estudo tem como referência o entendimento de políticas do corpo como as articulações, a práxis, as negociações estabelecidas no/e pelo corpo, em um determinado contexto, e entre corpos para a construção de um argumento que o sujeito pretende partilhar ao se comunicar. Estas articulações, direta e indiretamente, constituem processos cognitivos, os argumentos do corpo/sujeito. O “poder” (de) articular-se poética e politicamente constitui a estrutura principal de poder comunicativo que permite ao corpo concretizar um discurso artístico, coreográfico e/ou performático. Cada fio da rede, que constitui o contexto de elaboração da obra de dança/performance, tem características específicas, e o entrelaçamento de diversidades possibilita múltiplos “presentes”, processos e percepções. E essa perspectiva provoca uma constante reavaliação de propostas e procedimentos de mediação, implícitos nas proposições de projetos político-edagógicos de cursos de dança/arte na “universidade”.

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Biografia do Autor

Andréa Bergallo Snizek, Universidade Federal de Viçosa

Intérprete, criadora e pesquisadora de dança. Doutora em Dança (Universidade de Lisboa/Faculdade de Motricidade Humana). Professora do Curso de Graduação em Dança e Chefe
do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

Snizek, A. B. (2018). Corpo e identidade na dança contemporânea. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3265