Manifesto contra os grilos: a conduta de professor e aluno no ensino- aprendizagem em língua materna

Autores

  • Carlos Alexandre Molina Noccioli IFECT do Sul de Minas

Resumo

Este ensaio tem como pretenso objetivo apontar uma das possíveis causas de uma (não)reação muito comum na esfera escolar: a apatia discente. Muitas vezes, cobram-se posturas participativas dos alunos, mas raras são as reflexões acerca de nossa conduta como professores-pesquisadores. Narra-se um episódio ilustrativo da questão “erro sobre erro”, que pode acarretar o tolhimento de habilidades que deveriam ser exigidas de um estudante em formação. E questionam-se algumas práticas pedagógicas em ensino de língua materna sob a acumulação de fatores que contribuem para o fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Molina Noccioli, IFECT do Sul de Minas

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, professor de Língua Portuguesa e Comunicação do IFECT do Sul de Minas

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Noccioli, C. A. M. (2019). Manifesto contra os grilos: a conduta de professor e aluno no ensino- aprendizagem em língua materna. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3901

Edição

Seção

Estudos e Debates

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)