Manifesto contra os grilos: a conduta de professor e aluno no ensino- aprendizagem em língua materna

Authors

  • Carlos Alexandre Molina Noccioli IFECT do Sul de Minas

Abstract

Este ensaio tem como pretenso objetivo apontar uma das possíveis causas de uma (não)reação muito comum na esfera escolar: a apatia discente. Muitas vezes, cobram-se posturas participativas dos alunos, mas raras são as reflexões acerca de nossa conduta como professores-pesquisadores. Narra-se um episódio ilustrativo da questão “erro sobre erro”, que pode acarretar o tolhimento de habilidades que deveriam ser exigidas de um estudante em formação. E questionam-se algumas práticas pedagógicas em ensino de língua materna sob a acumulação de fatores que contribuem para o fracasso escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Alexandre Molina Noccioli, IFECT do Sul de Minas

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, professor de Língua Portuguesa e Comunicação do IFECT do Sul de Minas

Published

2019-01-02

How to Cite

Noccioli, C. A. M. (2019). Manifesto contra os grilos: a conduta de professor e aluno no ensino- aprendizagem em língua materna. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3901

Most read articles by the same author(s)